Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Especialistas explicam o que há de saudável na culinária pelo mundo


Bem Estar desta segunda-feira (16) ensinou receitas de vários países.
Especialistas mostram alimentos bons para a saúde em cada cardápio.

Do G1, em São Paulo
5 comentários
O Bem Estar desta segunda-feira (16) deu uma volta ao mundo para mostrar o que há de mais saudável na culinária dos países. O endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira explicaram os benefícios dos alimentos e a importância de diversificar o cardápio.
No Brasil, essa diversificação é ainda mais fácil por causa da mistura de nacionalidades - dados da Organização Internacional de Imigração mostram, por exemplo, que o país tem 214.500 imigrantes portugueses, 71.367 japoneses, 53.370 italianos, 16.189 libaneses, entre outros.
De Portugal, de onde sai a maioria dos imigrantes, um dos pratos principais é o bacalhau, como mostrou a nutricionista Elaine Moreira. Como o prato geralmente vem com legumes assados, batata, arroz e salada, pode ser uma opção saudável, mas a especialista alerta que é preciso cuidado com o excesso de azeite e também com as tentações portuguesas, como o bolinho de bacalhau e as sobremesas à base de gema de ovos.
*Exclusivo na web
No vídeo ao lado, o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira tiram dúvidas dos internautas sobre o assunto.
Já na culinária italiana, comum pelas massas, é preciso tomar cuidado com os excessos, de acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern. No entanto, o antepasto e as frutas têm poucas calorias e são muito nutritivos. Segundo a nutricionista, porém, as sobremesas cremosas, como o tiramissu, devem ser evitadas, assim como os pães e a sardella, que tem muito óleo.
No cardápio árabe, é importante tomar cuidado com as frituras, como o kibe e também o hommus, que tem manteiga de gergelim, gordura e muitas calorias. Já um prato de salada de tabule, por exemplo, é uma opção saudável, assim como a salada de grão de bico com molho de iogurte e a salada de pepino e tomate.
Por último, os especialistas falaram sobre a comida japonesa, muito comum no Brasil. O problema, nesse caso, é o excesso de sódio do molho shoyu e a fritura, como os rolinhos e tempurás, por exemplo.
É importante evitar também ingerir muito arroz, já que o arroz da comida japonesa é misturado com açúcar. Já os sushis, sashimis e outras opções cruas são mais saudáveis, desde que sejam bem preparados, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern.
Comida judaica
A repórter Daiana Garbin foi conhecer um prato típico e super saudável chamado gefilte fish, que é um peixe recheado, preparado pelo chefe de cozinha Nir Baruki.
Confira como prepará-lo:
Gelfite fish
Ingredientes do caldo
4 litros e meio de água
2 talos de salsāo
2 cenouras descascadas
2 cebolas inteiras
Cabeça e carcaça de 1 carpa
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Açúcar à gosto
Modo de preparo do caldo
Coloque a água, o salsão, as cenouras, as cabolas e a cabeça e carcaça do peixe em uma panela e leve ao fogo médio. Tempere com o sal, a pimenta e o açúcar. Quando ferver, deixe cozinhando por 15 minutos.
Ingredientes do gelfite fish
1 carpa de 2 kg limpa e sem vísceras cortada em cubos
1 cebola pequena picada
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha de matza
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
Açúcar à gosto
Modo de preparo do gelfite fish
Em um processador, junte a cebola picada aos cubos do peixe e bata até obter uma massa homogênea. Coloque a mistura em uma vasilha e acrescente o ovo, a farinha de matza, o sal, a pimenta e o açúcar. Depois, modele os bolinhos com as mãos e deixe-os levemente achatados, Coloque-os na panela com o caldo quente. Deixe cozinhar por 1 hora e 15 minutos, retire os bolinhos e coloque em uma travessa. Depois, cubra-los com o caldo coado e corte as cenouras cozidas em rodelas para enfeitar.
Comida coreana
A culinária coreana tem vários pratos saudáveis com legumes, verduras e carnes magras. A repórter Daiana Garbin foi a um restaurante no Bom Retiro, em São Paulo, para mostrar alguns deles. Confira abaixo como prepará-los:
Lo Su Gui
Ingredientes
500 g de contra filé congelado e cortado em fatias tipo carpaccio
1 colher de manteiga para untar a chapa

Para a salada de cebolinha
6 cebolinhas fatiadas de comprido
6 folhas de alface fatiadas
½ cebola fatiada
2 colheres de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de pó de pimenta coreana
Sal e pimenta do reino à gosto

Na hora de comer
1 maço de alface
1 colher de sopa de pasta de misso (pasta de soja temperado)
Alho e pimenta verde à gosto
4 colheres de sopa de óleo de gergelim
Sal e pimenta do reino à gosto

Dorsot Bi Bim Bap
Ingredientes
1 xícara de arroz oriental cozido
¼ xícara de chá de chuchu regado
¼ xícara de chá de broto de feijão refogado
¼ xícara de chá de nabo refogado
¼ xícara de chá de cebola
¼ xícara de chá de beringela refogada
¼ xícara de chá de carne moída refogada, sequinha e temperada com shoyu
¼ xícara de chá de abobriha refogada
*Todos os legumes podem ser substituídos com outros legumes à gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pedra vulcânica ou em uma panela de moqueca, coloque todos os ingredientes. Deixe mais ou menos 20 minutos e acrescente 1 gema, um fio de óleo de gergelim e pasta de pimenta coreana para finalizar.
 
Comida peruana
Frutos do mar, peixe cru, pimenta, temperos, limão e gelo - com esses ingredientes se faz o ceviche, um prato tradicional em quase todos os países da América Latina.
A repórter Daiana Garbin foi aprender como fazer esses prato clássico peruano com o chef Dagoberto Torres. Confira abaixo:
Ceviche clássico peruano
Ingredientes
Milho cozido
1 espiga de milho
½ litro de água
1 pitada de sal
Modo de preparo
Corte a espiga de milho em rodelas e cozinhe-as em água com uma pitada de sal por cerca de 20 minutos. Tire-as do fogo, escorra e reserve.

Batata-doce cozida
1 batata-doce
½ litro de água
1 pitada de sal
Modo de preparo
Descasque a batata-doce e corte-a em bastões. Coloque-os em uma panela com água fria e com uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por
mais 10 minutos. Tire do fogo, escorra e reserve.
Ceviche
280 g de peixe branco
1 colher (café) de sal
¼ de pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas bem finas
2 pedras de gelo
⅓ de xícara (chá) de suco de limão
¼ de cebola roxa cortada em plumas
6 folhas de coentro picadas
Modo de preparo
Corte o peixe em cubos de aproximadamente 2 centímetros e coloque-os em uma tigela grande. Adicione o sal e a pimenta dedo-de-moça e misture bem. Depois junte o gelo e o suco de limão para começar o processo de cocção. Acrescente a cebola e o coentro e mexa continuamente por 4 minutos. Prove e adicione um pouco de água, se necessário, para equilibrar a acidez. Por último, acerte o sal. Sirva com os bastões de batata-doce e as rodelas de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário