Sachê e caixinha longa vida vêm em seguida; entenda por quê.
Veja também como guardar os remédios corretamente em casa.
Latas e vidros são os tipos de embalagens que melhor conservam os alimentos. Eles duram 2 anos, em média. Depois, vêm o sachê (1 ano e meio) e a caixinha longa vida (1 ano). Independentemente do material, porém, uma coisa é certa: produtos vendidos sem embalagem estragam muito mais rápido, pois o material de revestimento protege o conteúdo da luz, da umidade e do contato com o oxigênio.
saiba mais
Segundo a engenheira de alimentos Eloisa Garcia e a nutricionista Rosana Raele, as embalagens conservam o sabor, o cheiro, a textura e os nutrientes dos produtos. Isso porque elas criam barreiras para retardar o processo de degradação e de perda de qualidade dos alimentos, o que acontece com a exposição ao ambiente.
Os biscoitos, por exemplo, absorvem mais umidade; já a batata frita estraga com a umidade e o oxigênio; enquanto o molho de tomate se degrada com a ação do oxigênio e da luz. Por essa razão, é importante não comprar embalagens danificadas (estufadas, rasgadas, amassadas, furadas, molhadas ou abertas), já que assim o material fica mais permeável a micro-organismos.
Após abrir a lata, coloque o alimento em um recipiente fechado. Quanto menos contato ele tiver com o oxigênio, mais tempo vai durar. Também é indicado ler sempre as orientações do rótulo e armazenar os produtos em um local seco, arejado e protegido da luz e do calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário