Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sábado, 16 de agosto de 2014

Médicos explicam quando cirurgia plástica é necessidade ou exagero


Tirar selfie virou mania, e muitos ficam insatisfeitos com o que veem.
Brasil ultrapassou os EUA este ano em número de operações estéticas.

Do G1, em São Paulo
A todo momento, para onde quer que você olhe, tem sempre alguém tirando uma selfie. A palavra inglesa, que significa autorretrato, já se popularizou tanto no Brasil que nem precisa mais de tradução. E a maioria das pessoas faz várias fotos até achar uma que considere boa – ou menos pior.
Este ano, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou líder em número de cirurgias plásticas. A maioria das operações é de lipoaspiração (22.896 em 2013) e colocação de prótese de silicone nas mamas (226.090). Em seguida, vêm redução de mamas (139.835), abdominoplastia (129.601) e blefaroplastia – cirurgia na pálpebra – (116.849), de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps).
Segundo o psiquiatra Daniel Barros, há alguns níveis de insatisfação com a aparência: quando o "problema" com a aparência incomoda, mas de forma tolerável; quando há um distúrbio de imagem corporal, em que o indivíduo é emocionalmente atingido e desenvolve comportamentos para camuflar o defeito (real ou imaginário); e quando há um transtorno dismórfico corporal, uma doença psiquiátrica em que a percepção da pessoa é distorcida a tal ponto que um defeito imaginário passa a dominar totalmente a vida e não melhora com nenhuma intervenção estética.
O Bem Estar desta sexta-feira (15) também mostrou pacientes que operaram a "orelha de abano" pelo Projeto Orelhinha, uma organização não governamental (ONG) que faz mutirões pelo país e cobra cerca de R$ 1.650 por cirurgia de correção – bem menos que os R$ 8 mil praticados pelo mercado, já que nem o Sistema Único de Saúde (SUS) nem os planos cobrem esse tipo de operação, por considerá-la com fins estéticos (veja o vídeo abaixo). No Facebook do projeto, está a agenda de mutirões previstos para os próximos meses: Três Corações (MG) nesta sexta; Belo Horizonte no dia 18 de agosto; Brasília no dia 29 de agosto; Porto Alegre em 5 de setembro; Campinas em 25 de setembro; e Rio de Janeiro no dia 7 de novembro. Os interessados devem entrar em contato com a central de atendimento da ONG, pelos telefones: (11) 4062-0607, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 718 78 04, para os demais locais.
O cirurgião plástico Paulo Müller também falou sobre outros procedimentos cirúrgicos e destacou que o paciente precisa saber bem o que quer, senão nunca ficará satisfeito.
  •  
Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, com quase 230 mil operações em 2013, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Foto: Amelie Benoist/BSIP/Arquivo AFP)Lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, com quase 230 mil operações em 2013, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Foto: Amelie Benoist/BSIP/Arquivo AFP)
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/medicos-explicam-quando-cirurgia-plastica-e-necessidade-ou-exagero.html

Envolver as crianças na escolha da comida melhora a alimentação delas


Atividades lúdicas ajudam a fazê-las experimentar novos alimentos.
Máquina Bem Estar propôs trocas nutritivas.

Do G1, em São Paulo
Imagine uma máquina que seja capaz de transformar alimentos de baixo valor nutricional nas comidas saudáveis que todos os pais querem que os filhos comam. O Bem Estar topou o desafio e montou essa máquina para o programa especial deste sábado (16), dia do Criança Esperança.
Com o aparelho -- obviamente uma alegoria, pois não há máquina capaz de fazer o que foi proposto --, o programa propôs maneiras de incrementar o cardápio das crianças com pequenas trocas. O arroz de todo dia ganhou legumes e as fibras do arroz integral. Da mesma forma, o macarrão ficou mais nutritivo quando foi usada uma massa feita com legumes e um molho que leva beterraba. E para garantir as proteínas, o prato escolhido foi um hambúrguer feito com carne magra e aveia.
Uma dica importante é nunca forçar a criança a comer o que ela não quer. O ideal é tratar a alimentação com naturalidade; na hora de sentar à mesa, o assunto não deve ser a comida em si. É preciso ter em mente que crianças comem menos que os adultos mesmo; por isso, não imagine que seus filhos vão comer a mesma quantidade que você.
Quando o assunto é fazer as crianças experimentarem coisas novas, uma boa ideia é colocá-las para ajudar na cozinha de uma forma lúdica.
Nessa brincadeira, as crianças consumiram alimentos bem mais saudáveis. Confira abaixo os principais nutrientes presentes nos ingredientes usados:
Cenoura: vitamina A e potássio
Tomate: vitamina C e flavonoides
Brócolis: ferro e cálcio
Ervilha: ferro e vitamina C
Beterraba: vitamina A e fósforo
Espinafre: ferro e selênio
Aveia: fibras e  proteínas

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/envolver-criancas-na-escolha-da-comida-melhora-alimentacao-delas.html