Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Adolescente com depressão tem mais riscos cardíacos, alertam médicos


Jovens devem ser monitorados para doenças cardíacas desde cedo.
Histórico de depressão aumenta risco de morte por doenças cardíacas.

Do G1, em São Paulo
Médico clínico geral checa a pressão de um paciente em Quimper, na França  (Foto: AFP Photo/Fred Tanneau)Médico checa a pressão de paciente: jovens com depressão ou transtorno bipolar têm mais risco de sofrerem de pressão alta, entre outros problemas cardiovasculares (Foto: AFP Photo/Fred Tanneau)
Adolescentes com depressão ou com transtorno bipolar têm risco maior de desenvolver pressão alta, colesterol alto, obesidade, diabetes tipo 2 e endurecimento das artérias. A conclusão é de uma série de estudos científicos recentes analisados pela Associação Americana do Coração.
Por causa dessas evidências, a entidade médica recomenda que jovens com esse perfil tenham a saúde cardiovascular monitorada desde cedo. O alerta foi feito em um artigo publicado nesta segunda-feira (10) na revista "Circulation".
Um dos estudos que a entidade levou em conta para lançar a nova recomendação avaliou mais de 7 mil jovens americanos com menos de 30 anos. A pesquisa, publicada em 2011, concluiu que ter um histórico de depressão ou tentativa de suicídio foi o maior fator de risco relacionado à morte por entupimento de artérias em jovens mulheres.
Segundo especialistas da associação, as evidências mostram que é importante passar a considerar depressão ou transtorno bipolar como fatores de risco moderados para o surgimento precoce de doenças cardíacas.
"Jovens com transtornos de humor não são amplamente reconhecidos como um grupo com risco aumentado para doenças cardíacas precoces. Esperamos que essas diretrizes estimulem ação de pais, famílias e profissionais de saúde para reduzir o risco de doença cardiovascular entre esses jovens", disse o médico Benjamin I. Goldstein, principal autor do artigo e psiquiatra especializado em crianças e adolescentes do Sunnybrook Health Sciences Centre e da Univerisidade de Toronto.
Ainda não se sabe exatamente por que jovens com esses transtornos de humor estão mais sujeitos a doenças do coração. Mas a associação pode estar relacionada à inflamação e outros tipos de danos às células, processos mais comuns em jovens com depressão ou transtorno bipolar do que em outros jovens.


fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/08/adolescente-com-depressao-tem-mais-riscos-cardiacos-alertam-medicos.html

O cardiologista Roberto Kalil falou ao Bem Estar a relação da depressão com o infarto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário