Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quarta-feira, 7 de março de 2012

Brincos, desodorante e esmaltes de unha podem causar alergia e coceira


É importante observar o comportamento da coceira para tratar o problema.
Na dúvida, troque os produtos para saber a origem da coceira.

Do G1, em São Paulo
11 comentários
O brinco, o desodorante, o esmalte e até mesmo a etiqueta da roupa podem dar alergia e provocar coceira na pele. No Bem Estar desta terça-feira (6), a dermatologista Márcia Purceli e a alergista Fanny de Lima falaram sobre os diferentes tipos de coceira e como identificar a alergia.
Quando nos coçamos, o nosso corpo libera uma substância chamada histamina, que se liga a receptores da pele, causando a sensação de coceira. Os anti-alérgicos são anti-histamínicos e bloqueiam o efeito dessa substância.
No caso dos brincos, a coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos acessórios. Para ajudar a descobrir se o problema é mesmo a bijouteria, você pode tirá-la da orelha por algumas semanas e, caso a coceira passe, significa que a causa da coceira era, de fato, o brinco.
Uma das alternativas para não deixar de usar brincos é optar pelos de ouro, que são antissépticos e, por serem metais nobres, precisam de muito pouco ou quase nada de níquel para serem moldados. A prata, recomendada por muitos, não funciona.
Coceira Bem Estar (Foto: Arte/G1)
O professor Frank Matunaga reclamou para a repórter do Bem Estar de coceira nas axilas e no pescoço. O problema, nesse caso, pode ser uma reação alérgica ao desodorante, o que pode deixar a axila avermelhada e com pequenas bolhas. Segundo a Dra. Márcia Purceli, o que causa a alergia é um componente químico presente no desodorante, geralmente as fragrâncias.
Existem produtos especiais no mercado que podem evitar reações alérgicas, mas vale trocar o desodorante primeiro para testar porque muitas vezes isso já resolve a coceira.
Se você sente coceira nos olhos e pescoço, o problema pode ser causado pela alergia ao esmalte de unha. Isso acontece porque os olhos e o pescoço costumam ser os lugares mais tocados pelas mulheres. Esse tipo de coceira piora com a exposição ao sol e é importante deixar a unha respirar.
As alternativas para quem tem alergia são as bases ou os esmaltes hipoalérgicos. O uso da base evita o contato direto com as substâncias causadoras da alergia, com o formaldeído e o tolueno.
A alergista Fany de Lima apontou também a alergia causada por produtos de limpeza, como o sabão, detergente ou o sabonete usado para lavar as roupas. Como o produto é químico, a pele resiste a ele e a alergia se deflagra. O uso de luvas sintéticas para quem tem coceira nas mãos é uma alternativa na hora de lavar a louça e as roupas.
Outro fator que pode influenciar a alergia é o tempo seco e o calor, segundo Márcia Purceli. O calor resseca a pele e o banho quente tomado em dias de frio também. A pele seca tem pequenas rachaduras que permitem a entrada de microorganismos, abrindo caminho para um processo inflamatório que causa a coceira.
A coceira causada pela pele seca aparece na lateral do abdômen e geralmente surge logo após o banho, com água quente, bucha e sabonete. A água quente e o uso da bucha tiram a oleosidade da pele, deixando-a mais seca e com a sensação de coceira.
A dica é usar hidratante o ano todo para manter a pele saudável e evitar água quente. O creme deve ser passado logo após o banho, com os poros abertos, para melhor efeito do produto.
A Dra. Márcia Purceli e a alergista Fanny de Lima dão dicas de como tratar as alergias no vídeo ao lado.
Se a coceira é em uma área pontual, da cervical, logo embaixo do pescoço, provavelmente é alergia à etiqueta da roupa. O nylon ou a costura da etiqueta podem ser substâncias irritativas, como a lã e o látex. O algodão é mais leve e ajudar a evitar a proliferação do fungo, então, principalmente em dias mais quentes, é o tecido mais recomendado.
Para identificar a alergia, é importante observar o comportamento da coceira. Se você perceber que o incômodo passou logo após retirar a roupa, é sinal de que o problema é aquela peça específica. Devem sair do armário cuecas e calcinhas sintéticas, que criam uma barreira contra a evaporação do suor, piorando a coceira.
A coceira na virilha, inclusive, pode surgir principalmente em homens por causa do suor na região. O calor, a escuridão e a umidade da virilha é o território perfeito para o surgimento de fungos e leveduras que podem causar micose. É importante lembrar que a micose pode dar manchas avermelhadas na pele e deve-se procurar um médico para ajudar no tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário