Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sábado, 24 de março de 2012

Massagem alivia a dor porque melhora a circulação do sangue


Água quente também ajuda a relaxar os músculos.
Tensão muscular é, na verdade, uma forma de proteção natural do corpo.

Do G1, em São Paulo
3 comentários
A sabedoria popular diz que o que os olhos não veem o coração não sente. E a medicina completa: o corpo sente o que os olhos veem. As tensões acumuladas no trabalho, no trânsito e no pagamento das contas muitas vezes se transformam em dor muscular.
Umas das formas de aliviar a dor muscular é a massagem. O Bem Estar desta sexta (23) recebeu dois especialistas no assunto: o médico do esporte Gustavo Magliocca e a fisioterapeuta ortopédica Natália Molina.
arte bem estar dor muscular (Foto: arte / G1)
A tensão muscular é um mecanismo de proteção do corpo, dos tempos em que o ser humano vivia na natureza. Em situações de perigo, o cérebro manda o corpo ficar preparado, em estado de fuga ou luta, e a tensão faz com que o músculo não se machuque ao entrar em ação.
Quando acumulamos problemas e não conseguimos relaxar a mente, o corpo também não relaxa, o que deveria acontecer naturalmente. É este excesso de tensão que deixa os músculos doloridos.
A massagem facilita o processo de relaxamento dos músculos de várias maneiras. Quando você amassa os músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue – até porque o calor provocado pela fricção dilata os vasos. O músculo fica mais bem nutrido e relaxado, e a dor é aliviada.
arte bem estar dor muscular (Foto: arte / G1)
Além disso, a massagem estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. Estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.
Como a temperatura tem grande influência, a água quente é uma aliada da massagem na hora de relaxar o músculo, e pode até resolver as dores mais leves. Bolsa de água quente, toalha molhada e até mesmo um bom banho são formas de tratar a dor. A água só não pode ser quente demais, para não queimar a pele.
Outro tipo de dor muscular que a massagem pode aliviar são os nódulos. As fibras musculares se embaraçam e formam pequenos caroços – que são os nódulos. É como se o músculo desse nós em si mesmo, e por isso ele fica tencionado. A dor que estes nódulos causa não se atém ao local. Ela pode se refletir em outro músculo ou então se generalizar pelo corpo inteiro.
Dor nas costas
O site do Bem Estar perguntou qual a parte do corpo que mais dá dor muscular, e 35% dos leitores disseram que sentem dores nas costas – foi a queixa mais comum.
A coluna se divide em três partes. A coluna cervical vai da base da cabeça até a parte de trás do tórax. A partir daí, começa a coluna torácica, que engloba 12 vértebras na região central das costas. Na parte final, a coluna é conhecida como coluna lombar. É importante identificar bem onde é a dor para saber a melhor forma de tratá-la.
Contraindicações
Assim como a massagem pode ajudar e muito a aliviar a dor muscular, ela pode não dar resultados quando a origem da dor é outra. Em alguns casos, é até contraindicada, pois pode mascarar problemas mais graves ou piorar a dor.
Pessoas com lesões musculares e problemas circulatórios graves não devem receber massagem. O mesmo vale para quem tem infecções, febre ou lesões na pele.
Aprendi com o Bem Estar
O Bem Estar desta sexta também apresentou a Beatriz, de Tupã (SP), uma das internautas mais assíduas do programa. Na casa dela, todo mundo assiste ao programa todo dia e aprende com as dicas dos especialistas. E como Beatriz é professora infantil, as crianças da cidade aprendem desde pequenininhas a cuidar da saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário