Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tirar a borda e escolher massa fina deixam a pizza menos calórica


Sabores à base de vegetais também são escolhas boas e mais saudáveis.
Especialistas recomendam comer devagar e, no máximo, 2 ou 3 pedaços.

Do G1, em São Paulo
8 comentários
Pizza é uma delícia e faz parte do cardápio de várias famílias brasileiras. No entanto, alguns sabores são muito calóricos e podem colocar qualquer dieta a perder. No Bem Estar desta quarta-feira (31), o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Ana Beatriz Barrella mostraram, porém, que é possível comer pizza de um jeito mais saudável e menos calórico, basta tomar alguns cuidados e fazer boas escolhas.
De acordo com os especialistas, é preciso prestar atenção no recheio - a dica é evitar os que têm queijos gordurosos e optar pelos que têm verduras e legumes. Por exemplo, no caso de uma fatia de pizza portuguesa, só a massa tem 170 calorias e o recheio (muçarela, presunto, cebola, ervilha, ovo) pode aumentar o dobro desse valor. Isso aumenta ainda mais se a borda for recheada e, por isso, uma das dicas importantes é dispensar a borda - se tirarmos a borda, pode ser até mesmo o equivalente a comer mais um pedaço de pizza.
Sabores da pizza vão desde as tradicionais, às mais atípicas como: tacacá, cupuaçu, carne de sol com banana frita e outras (Foto: Érico Veríssimo/G1)Escolha do sabor, da massa e da borda pode interferir muito no valor calórico da pizza (Foto: Érico Veríssimo/G1)
Já no caso da massa, a escolha também pode influenciar muito no valor calórico da refeição – por exemplo, dois pedaços de massa fina são equivalentes a um pedaço de massa grossa. Há ainda a opção da massa integral, mas como mostrou a reportagem do Phelipe Siani (veja no vídeo ao lado), não há uma grande diferança de calorias entre a massa tradicional e a integral, o que muda é que a integral tem mais fibras e, por isso, é mais saudável.
Entre as pizzas menos calóricas, está a abobrinha com queijo. Já uma das mais calóricas é a de 4 queijos e até mesmo a de rúcula com tomate seco e muçarela de búfala, que muitos acreditam ser saudável. Nesse caso, como explicou a nutricionista Ana Beatriz Barrella, o problema é que o tomate seco fica mergulhado no azeite e isso faz um pedaço de pizza chegar a 400 calorias.
No entanto, como defenderam os especialistas, a ideia não é deixar de comer as pizzas favoritas, com mais queijo e mais recheio - a dica, nesse caso, é apenas evitar exageros.
Recomenda-se, em média, que um jantar seja de, no máximo, dois ou até mesmo 3 pedaços para não interferir no ganho de peso. Outra dica importante do endocrinologista Alfredo Halpern é comer devagar porque isso ajuda a aumentar a sensação de saciedade e pode diminuir a vontade de comer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário