Bem Estar desta segunda (24) explicou principais indicativos de saúde.
Fazer exames de rotina é fundamental para levar vida mais saudável.
Você conhece o seu corpo? Faz exames de rotina? No Bem Estar desta segunda-feira (24), o endocrinologista Bruno Halpern e o cardiologista Otávio Gebara falaram sobre a importância de fazer um check-up, com exames que medem principalmente o colesterol, triglicérides, pressão e glicemia.
saiba mais
Ao contrário do que muitos pensam, ter níveis elevados nos resultados desses exames não é um problema exclusivo de quem está acima do peso – apesar de a obesidade ser um fator de risco, como alertou o endocrinologista Bruno Halpern, existem gordinhos saudáveis e magros com alterações nos exames, como por exemplo, no de colesterol.
Como explicou o cardiologista Otávio Gebara, bons hábitos, com alimentação saudável e atividade física, têm só 20% de impacto no aumento do colesterol ruim, enquanto a genética pode influenciar de 70% a 80%. Isso significa que, se o paciente tem um histórico da doença na família, é fundamental que ele faça exames já na adolescência; se não, só perto dos 30 anos de idade. O endocrinologista Bruno Halpern explicou ainda que há casos em que é preciso tomar remédios para controlar o colesterol, associado sempre a bons hábitos.
Já os níveis de triglicérides são mais influenciados pela alimentação saudável e atividade física do que pela genética, como alertou o endocrinologista Bruno Halpern. Há ainda a pressão, que não é monitorada pelo exame de sangue, mas que também não dá sintomas – por isso, é importante que seja medida sempre, toda vez que o paciente for ao médico, em qualquer idade. Se for diagnosticada a hipertensão, ela também pode ser controlada com remédios.
De acordo com os médicos, monitorar esses 4 indicativos – colesterol, triglicérides, glicemia e pressão – é fundamental, principalmente depois dos 30 anos ou se o paciente for obeso ou sedentário. Mas de maneira geral, a principal recomendação é conversar com o médico para determinar a frequência com que o check-up precisa ser feito.
Outra dica importante é guardar exames antigos, que podem servir como uma pesquisa – por exemplo, um exame único de glicemia em 95 não é necessariamente preocupante em uma pessoa saudável, mas se as medidas anteriores eram 90, 85 e 80, isso significa que o nível subiu com o tempo, o que pode ser preocupante.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/medicos-falam-sobre-colesterol-alto-triglicerides-glicemia-e-hipertensao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário