Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seu filho não dorme? Confira todas as dicas da série do Bem Estar


'Meu filho não dorme' mostra como pais podem melhorar o sono dos filhos.
Veja abaixo todos os vídeos, reportagens e informações sobre o assunto.

Do G1, em São Paulo
10/11/14 - A criança ficou doente?
É melhor parar o processo de reeducação do sono. É importante que ela esteja saudável, explica especialista.

05/11/14 - Exclusivo na web: especialista explica importância da rotina
Os pais precisam criar uma rotina, para que a criança saiba o que vai acontecer e se sinta segura. No entanto, é importante implantar esse hábito aos poucos, gradualmente, como explica a especialista Marcia Horbacio no vídeo acima. É importante também que os pais entendam que a rotina deles também pode mudar no processo de reeducação do sono dos filhos.

04/11/14 - Incentive o filho a dormir no próprio quarto
Se a criança não dorme no próprio quarto, os pais devem "criar" um bom ambiente, ou seja, fazer coisas que ela gosta no quarto dela, colocar bichinhos de pelúcia e brinquedos. Depois, na hora de colocá-la para dormir, os pais devem ficar na cadeira até que elas adormeçam. Se elas chorarem, é preciso acalmá-las, mas sem pegar no colo. É importante que todo esse processo seja feito aos poucos, gradualmente, para não traumatizar a criança.

30/10/14 - Soneca da tarde pode ajudar no sono da noite
Quanto mais a criança dormir, mais ela vai dormir bem à noite. Se ela precisa de tantas horas de sono durante o dia e os pais cortam essa soneca achando que vai piorar o sono da noite, pode acontecer justamente o contrário. Veja as dicas no vídeo acima.

29/10/14 - Exclusivo na web: amamentação
É esperado que o bebê pequeno não fique várias horas sem mamar. A amamentação é mais do que apenas matar a fome, é também o momento em que ele tem o aconchego da mãe e se sente seguro.

28/10/14 - Confira métodos do sono
- Choro controlado: se a criança chorar, os pais esperam um tempo para entrar no quarto e confortá-la.
- Encantadora de bebê: toda vez que a criança chorar, o pai ou a mãe deve pegá-la no colo para acalmá-la e depois colocá-la no berço ainda acordada.
- Método da cadeira: o pai ou a mãe fica com a criança ao lado do berço, para acalmá-la, e vai se afastando aos poucos ao longo dos dias.

24/10/14 - Técnica do "charutinho" acalma o bebê pequeno
É só envolvê-lo em um pano, como mostra o vídeo acima. Mas só à noite, no começo do sono, para ajudá-lo a dormir; durante o dia, não é bom fazer isso. Depois que ele começa a rolar sozinho, aí não é mais indicado fazer. A criança mais velha precisa de uma reeducação do sono.

23/10/14 - Como tirar o peito ou a mamadeira durante a noite?
É importante tirar o peito com delicadeza, para que o bebê não adormeça e fique com essa última lembrança. Se os pais decidirem mesmo que querem parar com a amamentação ou mamadeira, é hora de começar a reeducação do sono – a mãe pode entrar algumas vezes no quarto para amamentar e o pai pode também proporcionar momentos de conforto para o filho, até que ele se acostume. Quando ele ficar menos dependente, ele pode começar a acordar menos vezes ao longo da noite.

22/10/14 - Descarte distúrbios do sono antes de começar a reeducação 
Se a criança não dorme, é importante procurar um médico para avaliar se ela tem bruxismo, sonambulismo, síndrome das pernas inquietas ou enurese, que é a incapacidade de segurar o xixi. É possível ainda que ela tenha alguma doença, como o refluxo ou a apneia do sono, ou ainda otites, alergias e gripes, por exemplo.

17/10/14 - Rotina ajuda a melhorar o sono
O sono de dia e o sono da noite precisam ter um ritual. É importante também que a criança tenha uma rotina ao longo do dia, para que fique mais segura e durma melhor.

17/10/14 - Criança precisa aprender a dormir sozinha
Os pais precisam ensinar o filho a dormir sozinho, mas a maneira de fazer isso depende de cada família.
Dicas:
- Recém-nascidos devem dormir no berço com a barriga para cima e sem muitos cobertores. Se estiver frio, as mãozinhas devem ficar para fora.
- Evite almofadas fofas e protetores de berço.
- A criança deve consumir alimentos leves antes de dormir.
- Crie um ambiente calmo; tente descobrir o que o seu bebê gosta e o que o acalma.

16/10/14 - Preste atenção nos hábitos do seu filho antes de dormir
Ele só dorme com você junto? Só enquanto mama? Você corre para a cama dele logo que ouve um barulhinho? Dica do Bem Estar: fique atento a tudo isso porque esses são sinais que podem dizer muito sobre o sono dos pequenos.

15/10/14 - Manias na hora de dormir
Tem criança que só dorme na própria cama se a mãe ou o pai estiver junto, ou só dorme na cama dos pais, ou ainda se estiver no colo mamando. Para ajudar a família, a primeira coisa que uma consultora do sono faz é justamente investigar a dinâmica dentro de casa e avaliar os hábitos, para depois corrigir o que há de errado.

13/10/14 - Principais problemas que aparecem na hora de colocar a criança na cama:
1. Elas não conseguem dormir sem ajuda
2. Elas acordam várias vezes durante a noite
3. Elas acordam muito cedo, por volta das 4 horas da manhã
4. A falta de sono durante o dia pode deixá-los muito mais cansados à noite

E as consequências da falta de sono?
A criança que dorme mal vive doente e pode ficar mais gripada e irritada. Mais tarde, ela pode ter ainda déficit de atenção, dificuldades de se concentrar, dificuldade de memória, ansiedade e até problemas de crescimento.


13/10/14 - Meu filho não dorme. E agora?
O brasileiro dorme muito menos do que deveria. Quem tem filhos sofre muito mais com isso porque se os pequenos não dormem, eles também não dormem. Chorar, fazer cara de bravo, resmungar... são várias dificuldades na hora de colocá-los na cama. E para resolver, os pais tentam de tudo - historinhas, musiquinhas e até um prato de maçã no quarto para melhorar o aroma. Será que isso tudo funciona? Como melhorar o sono dos dois?

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/10/seu-filho-nao-dorme-confira-todas-dicas-da-serie-do-bem-estar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário