Radiação ultravioleta, sal do mar e cloro da piscina prejudicam os fios.
Prendedor ideal é feito de tecido ou meia, que impede a quebra.
Quase todo mundo lembra de usar filtro solar e óculos escuros no verão. Mas o que muita gente esquece é de que a cabeça e os cabelos também precisam ser protegidos da radiação ultravioleta (UV).
Bonés e chapéus são boas opções, mas os segundos – principalmente se tiverem abas largas – são melhores porque protegem as orelhas e o rosto inteiro.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a cabeleireira Zica, o sol, o sal do mar e o cloro da piscina podem danificar e desidratar muito os fios, principalmente em uma exposição intensa e prolongada.
Os raios UVB do sol retiram a umidade dos fios da mesma forma como acontece na pele. As madeixas, então, se assemelham a uma corda queimada.
saiba mais
As especialistas ensinaram a melhor forma de prender os cabelos, que não devem passar muito tempo amarrados, pois isso pode favorecer o aparecimento de um fungo chamado Malassezia furfur, causador do pano branco.
Esse micro-organismo faz parte da biota humana, mas com a umidade ele pode se proliferar e virar patogênico. É importante destacar que isso não tem nada a ver com o contato com a areia da praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário