Avaliações passam a fazer parte da carreira médica britânica e, segundo o governo, deverá dar a este país o sistema de saúde mais confiável do mundo.
O governo britânico anunciou, nesta sexta-feira (19), um novo sistema que obriga todos os médicos do país a passar por avaliações periódicas. Os testes começam em dezembro.
Não basta ser formado. É preciso se aprimorar constantemente. Um teste anual passa a fazer parte da carreira médica britânica e, segundo o governo, deverá dar a este país o sistema de saúde mais confiável do mundo.
O objetivo é evitar casos como o de Brian Daldson, que tinha um simples coágulo no sangue. Por causa de um erro de diagnóstico, teve a perna amputada. Agora, os médicos britânicos terão que continuar a estudar para se manterem sempre atualizados.
A avaliação será feita pelo Conselho Geral de Medicina e pela Associação Médica Britânica, tudo supervisionado pelo Ministério da Saúde.
Os pacientes responderão um questionário sobre o atendimento e se houver algum indício de má conduta fora dos consultórios, a polícia será consultada.
Durante os testes das novas regras, dos 200 doutores checados, oito deles (4%) foram reprovados. Se o sistema já estivesse valendo, teriam suas licenças cassadas por um ano, ou permanentemente, em caso de reincidência.
As autoridades da área da saúde na Grã-Bretanha explicam que o objetivo não é punir, mas dar ao profissional uma chance de se reciclar, de se prevenir, até porque quando um médico erra, nem sempre dá para remediar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário