Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Primeira vacina contra malária pode entrar no mercado a partir de 2014


Produto foi capaz de reduzir a incidência de malária em crianças na África.
Farmacêutica pretende pedir registro do produto no ano que vem.

Da Reuters
Comente agora
Plasmodium na fase esporozoíta entra em célula do fígado em humanos (Foto: Max Planck Institute for Infection Biology / Brinkmann)Protozoário Plasmodium, responsável pela malária, é visto na fase esporozoíta entra em célula do fígado em humanos (Foto: Max Planck Institute for Infection Biology / Brinkmann)
A fabricante de medicamentos britânica GlaxoSmithKline buscará aprovação para comercializar a primeira vacina de malária do mundo no ano que vem, depois que dados de testes mostraram que a vacina reduziu de maneira significante os casos da doença em crianças na África.
A vacina conhecida como "RTS,S" cortou quase pela metade o número de casos de malária em crianças pequenas. Os participantes do teste foram acompanhados por 18 meses. O produto também reduziu em cerca de um quarto o número de casos de malária em bebês.
"Com base nestes dados, a GSK agora pretende enviar, em 2014, um pedido regulatório à Agência Europeia de Medicamentos (EMA)", disse a GSK, que vem desenvolvendo a vacina há três décadas, em uma declaração à imprensa.
A empresa complementou que a Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem sede em Genebra, já indicou que recomendará o uso da vacina RTS,S a partir de 2015 se as autoridades regulatórias da EMA apoiarem seu pedido de licença.
Expectativas de que a RTS,S seria, no entanto, a resposta final à doença foram refreadas no ano passado depois que um estudo de estágio final com 6.537 bebês com idades entre seis e 12 semanas mostrou que a vacina oferecia apenas uma proteção modesta, reduzindo os episódios da doença em 30% em comparação à imunização com uma vacina de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário