Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Médicos explicam o que mudou nos tipos de tratamento contra o câncer


Há alguns anos, doença era muito mais temida do que é nos dias de hoje.
Bem Estar desta quarta-feira (2) falou sobre a quimioterapia e radioterapia.

Do G1, em São Paulo
11 comentários
Há alguns anos, o câncer era uma doença muito mais temida. Hoje, no entanto, o conceito é outro – com o avanço dos tratamentos e da tecnologia, a doença tornou-se muito mais curável. Como explicou o oncologista Fernando Maluf no Bem Estar desta quarta-feira (2), nos últimos 5 anos, aumentaram em 20% os casos, principalmente nos países em desenvolvimento, por causa dos hábitos e do envelhecimento da população. No entanto, como alertou o hematologista Nelson Hamerschlak, pessoas mais jovens podem também desenvolver a doença. 
Um dos principais fatores para a cura do câncer é o diagnóstico precoce - no caso do câncer de mama, por exemplo, quanto antes o tumor for detectado, maior a chance de cura e recuperação.
Depois do diagnóstico, o paciente pode precisar fazer quimioterapia, um tratamento que também mudou com o tempo - atualmente os remédios são mais evoluídos do que antes e o tratamento é personalizado para cada paciente.
A radioterapia também avançou e os novos aparelhos hoje são 300% mais precisos do que antes, ou seja, atingem exatamente a região do tumor, sem agredir uma área maior do corpo, aumentando muito as chances de sobrevivência.
Fora a quimioterapia e a radioterapia, existem ainda outras medidas que ajudam os pacientes com câncer, como o carinho, a atenção e o incentivo das pessoas ao redor.
Segundo os médicos, a fé também pode ser uma aliada extremamente importante na recuperação. Até mesmo o ambiente pode influenciar - alguns hospitais estão mais coloridos e apostam no tratamento humanizado, como mostrou a reportagem da Renata Cafardo (veja no vídeo).
Causas de câncer
Todo mundo sabe que cigarro, por exemplo, pode aumentar muito o risco de câncer. Assim como tomar sol sem nenhum tipo de proteção, o fumo e a bebida alcoólica também são possíveis causas bem conhecidas pelas pessoas.
Porém, existem alguns mitos em relação a outras causas, como por exemplo, desodorantes antitranspirantes.
No Bem Estar desta quarta-feira (2), os médicos explicaram que antitranspirantes, adoçantes, celulares, refrigerantes e ar-condicionado não causam câncer (confira a explicação no vídeo ao lado).


fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/04/medicos-explicam-o-que-mudou-nos-tipos-de-tratamento-contra-o-cancer.html
Dieta anticancer (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário