Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Antibiótico anula o anticoncepcional? Ginecologista José Bento explica


Médico diz que se pílula for usada corretamente, não há risco de gravidez.
Segundo ele, não são todos os antibióticos que conflitam com a pílula.

Do G1, em São Paulo
Na última semana, o caso de uma mulher de Pedreiras (SP) que engravidou de quadrigêmeas enquanto tomava pílula alertou sobre risco de se usar antibióticos e anticoncepcionais ao mesmo tempo.
Miriam Cristina de Lima Lopes, de 31 anos, teve os bebês nesta terça-feira (23) e, segundo ela, o efeito do anticoncepcional foi cortado por causa do uso de outro medicamento.
O médico ginecologista José Bento, consultor do Bem Estar, lembra que se você tomar a pílula corretamente (no mesmo horário e todos os dias) é muito difícil que ela falhe, mesmo se algum outro medicamento for utilizado junto.
Segundo ele, não são todos os antibióticos que conflitam com a pílula. Eles podem diminuir o efeito do contraceptivo, mas não cortá-lo. "Consulte seu médico quando for tomar", explica o ginecologista (veja o vídeo acima).
Fique atento
Esse efeito está associado aos antibióticos rifampicina, ampicilina e tetraciclina, segundo o Manual de Contracepção da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Esses remédios podem tratar vários tipos de infecção, entre elas tuberculose, hanseníase, além de infecções urinárias, respiratórias e digestivas.
O ginecologista José Bento lembra ainda que, em geral, de cada cem mulheres que tomam a pílula anticoncepcional corretamente durante um ano, três engravidam. Isso porque nenhum método garante 100% de proteção.

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/antibiotico-anula-o-anticoncepcional-ginecologista-jose-bento-explica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário