Uma brincadeira inofensiva pode acabar com um olho roxo, nariz quebrado.
Veja as dicas da pediatra Ana Escobar e do oftalmologista Emerson Castro.
Na hora da brincadeira a gente sempre pensa na diversão, mas nem sempre na proteção. Uma guerra de travesseiro, pega-pega, uma bolinha, qualquer brincadeira inofensiva pode virar perigosa. E o que fazer quando levamos uma bolada no olho, no nariz? O Bem Estar desta quinta (2) falou sobre os traumas e as consequências. Participaram do programa a nossa consultora e pediatraAna Escobar e o oftalmologista Emerson Castro.
Seu filho está brincando com o amiguinho e, de repente, tropeça. Bate o rosto no chão e o nariz começa a sangrar. O que você deve fazer? Para estancar o sangue, coloque um rolinho de gaze no nariz, gelo na testa e no nariz e procure um médico. Quando há o trauma, o nariz pode só inchar e não fraturar, mas vale ficar de olho. Inchaço, dor, sangramento, hematomas debaixo dos olhos são sintomas de que o nariz está fraturado. Nesse caso, é preciso ir ao médico.
E os olhos? Por serem órgãos muito sensíveis, qualquer trauma nos olhos é preocupante. Quando algo acontece, temos o instinto de levar as mãos aos olhos para coçar, tirar o que entrou ou pela dor. Dependendo de cada caso, não encostar é a melhor dica. Se você tomou uma pancada nos olhos, uma compressa com gelo pode ajudar a melhorar. Fique de olho nos sintomas, que nem sempre são imediatos.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/07/especialistas-mostram-o-que-fazer-em-caso-de-tombos-e-pancadas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário