Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Projeto ensina crianças a lutar contra o mosquito Aedes aegypti


Mosquito é transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Próprias crianças criam o material didático que é trabalhado em sala de aula.

Do G1 Bauru e Marília
Um projeto escolar em Marília (SP) está ensinando crianças bem pequenas que não existe idade pra lutar contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Os alunos da escola de educação infantil estão aprendendo a lição direitinho, assim como saber ler e escrever, elas aprendem desde cedo como combater esse inimigo da saúde.
As próprias crianças criam o material didático que será trabalhado em sala de aula, inclusive tem esse espaço especialmente para isso com informações e maquete sobre a dengue, uma das doenças que o Aedes aegypti transmite.
São eles que tiram as dúvidas, segundo a professora Alessandra Defensor.  “Eles levam muita informação para os pais também. Você vê que as vezes eles olham e não tem a iniciativa, mas as crianças cobram olhar a casinha do cachorro, olhar se tem garrafas. Então a gente percebe que essa ação é muito positiva.”
Como conhecimento tem que ser passado adiante, eles fizeram uma caminhada para convencer a vizinhança a limpar o quintal. Tem até grito de guerra contra o mosquito. O engenheiro Murilo Chaves que já teve dengue entendeu o recado. “É muito importante a conscientização das pessoas desde esta idade.”
Crianças aprendem a lutar contra dengue (Foto: Reprodução / TV TEM)Crianças aprendem a lutar contra dengue
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Durante o projeto, eles perceberam que os moradores reclamavam da dificuldade em encontrar um lugar para descartar os recipientes. Foi então que as professoras e as crianças pensaram em uma solução. Uma caçamba foi colocada na frente da escola para que todo mundo deposite ali aquilo que pode servir como criadouros dos ovos e larvas.  “Nós resolvemos fazer esse projeto da caçamba para que as pessoas possam jogar os materiais e evitar essas fontes de criadouros. Se cada um fizer a sua parte, vai reduzir bem esse número”, conta a diretora Sandra Regina de Oliveira da Silva.
As crianças também têm trazido de casa o lixo, a regra criada por eles é: você e a água não podem ficar parados. A caçamba do projeto do lar da criança é limpa toda vez que fica cheia e, segundo as coordenadoras da escola, ela serve também a muitos catadores de recicláveis, que retiram dela os materiais reaproveitáveis que podem ser vendidos no mercado.

fonte: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/12/projeto-ensina-criancas-lutar-contra-o-mosquito-aedes-aegypti.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário