Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Limpar a lixeira da pia todo dia evita contaminação por fungos e bactérias



Veja como prevenir mau cheiro, doenças e insetos na sua cozinha.
Lixo com mais de mil micro-organismos por cm² já é perigoso à saúde.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Manter a lixeira da pia da cozinha sempre limpa pode evitar a contaminação de alimentos, a transmissão de doenças, o mau cheiro do ambiente e a presença de insetos como formigas, baratas e moscas.
Segundo o infectologista Caio Rosenthal, o microbiologista  Eneo Alves da Silva e o biólogo Fernando Bernardini, o ideal é esvaziar e limpar esse recipiente todos os dias, para evitar o aparecimento de fungos e bactérias. Acima de mil de bactérias por centímetro quadrado, já pode ser perigoso para a saúde e o sistema gastrointestinal – por isso, o ideal é que o número total de micro-organismos não passe de cem.
Lixo formigas (Foto: Arte/G1)
Os especialistas explicaram que restos de comida, como migalhas de pão, e água são atrativos para as formigas. E um grande problema é a contaminação cruzada, quando uma pessoa coloca as mãos nas bactérias presentes no lixo e, em seguida, manipula os alimentos.
Para evitar o mau cheiro na cozinha, a dica é não acumular lixo, não deixá-lo no sol nem na chuva. O calor fermenta esses restos, que atraem bichos. A umidade também aumenta o mau cheiro e provoca a proliferação de fungos e bactérias.
De acordo com o microbiologista Eneo Alves da Silva, não há problema em deixar a lixeirinha sobre a pia, desde que ela seja lavável e impermeável.
Se você estiver cozinhando, evite que o recipiente fique próximo dos alimentos. Uma dica é colocá-lo dentro da pia com a tampa aberta enquanto joga os restos de comida fora. Isso evita que você tenha que encostar no lixo e na comida ao mesmo tempo.
Na opinião dos médicos, o uso de triturador de lixo na pia é desnecessário, pois, apesar de o aparelho não trazer nenhum problema de contaminação, pode entupir o cano, já que transforma o lixo em uma pasta se houver mistura de sólidos com líquidos. Essa pasta na tubulação serve de alimento para fungos e bactérias, que se proliferam nesse local e aumentam a contaminação dos canos.  A recomendação para quem tem esse equipamento é triturar apenas o lixo sólido.
Hábitos das formigas 
Segundo o biólogo Fernando Bernardini, as formigas se alimentam de água, carboidrato, proteína e insetos mortos. Elas carregam restos de comida jogados no lixo, no chão, sobre armários e pias. Esses insetos sobem nos apartamentos pelas instalações elétricas e se instalam nos buracos de revestimento malfeito.
O especialista explica que as formigas têm uma mobilidade muita grande. Por isso, é fundamental usar corretamente produtos para controle. Colocar iscas ou gel formicida de forma errada pode fazer com que os animais se espalhem para os outros cômodos. O gel, por exemplo, deve ser posto paralelamente à trilha, nunca sobre as formigas – pois, quando isso ocorre, elas avisam a colônia e deixam de sair em busca de comida. Já os aerossois não devem ser usados, porque matam algumas formigas, mas provocam a fragmentação da colônia.
Assim como todos os insetos, as formigas surgem mais nos dias de calor. Elas não têm uma temperatura corporal como os humanos, e dependem da temperatura ambiente. Quando está frio, ficam mais frias, com metabolismo lento e saem menos em busca de alimentos. Já no calor, o organismo das formigas se acelera e elas sentem mais fome. Além disso, esses animais se reproduzem mais em temperaturas elevadas.
As formigas também são muito comuns nos açucareiros. Muitas vezes, os potes parecem limpos, mas os resíduos podem atraí-las

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/limpar-lixeira-da-pia-todo-dia-evita-contaminacao-por-fungos-e-bacterias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário