Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Refrigerante diet não aumenta vontade de comer doces, diz estudo



Na prática, pacientes observados passaram a comer menos doces.
Pesquisa nasceu da desconfiança que alguns médicos tinham.

Da Reuters
Comente agora
Um novo estudo divulgado nos EUA mostra que o consumo de refrigerantes dietéticos não induz as pessoas a comerem alimentos mais açucarados ou calóricos, em comparação a pessoas que só bebem água.
Alguns pesquisadores desconfiavam que bebidas adoçadas artificialmente poderiam perturbar os hormônios envolvidos nas sensações de fome e saciedade, o que levaria as pessoas a comer mais. Outros teorizavam que os refrigerantes diet poderiam reforçar a preferência por sabores doces, o que se traduziria no consumo de alimentos mais calóricos.
Refrigerante (Foto: Mario Tama/Getty Images North America/AFP)Refrigerante diet não induz consumo de doces, diz estudo (Foto: Mario Tama/Getty Images North America/AFP)
"Nosso estudo não fornece evidências que sugiram que um consumo em curto prazo de bebidas dietéticas, em comparação com a água, aumente a preferência por alimentos e bebidas doces", escreveu a principal autora do estudo, Carmen Piernas, no "American Journal of Clinical Nutrition".
Piernas, da Universidade da Carolina do Norte, e seus colegas avaliaram 318 adultos obesos ou com sobrepeso, todos eles consumindo mais de 280 calorias diárias em bebidas.
Dois terços deles foram orientados a substituírem pelo menos duas doses diárias dessas bebidas por água. Outro terço foi orientado a adotar as bebidas dietéticas no lugar.
Após entre três e seis meses, os dois grupos haviam perdido peso e passaram a consumir em média cerca de 500 calorias a menos por dia. A única diferença é que o grupo que passou a tomar mais água estava comendo mais frutas e legumes após seis meses, enquanto as pessoas que adotaram os refrigerantes dietéticos comiam menos sobremesas, em comparação aos hábitos alimentares prévios ao estudo.
"Isso é o contrário do que se esperaria se o consumo de refrigerante diet aumentasse a preferência por doces", disse o pesquisador de nutrição Vasanti Malik, da Escola de Saúde Pública de Harvard, que não participou do estudo.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/refrigerante-diet-nao-aumenta-vontade-de-comer-doces-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário