Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Novos casos de HIV aumentaram 8% na Europa e na Ásia central


Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças fez levantamento.
Aumento representa mais 131 mil novos casos em um ano.

Da AFP
Comente agora
Jovens fazem testes gratuitos de Aids em programa social em Ceilândia (Foto: Reprodução/TV Globo)OMS e ECDC lamentaram a ocorrência de
diagnósticos tardios. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os novos casos de infecção por HIV, vírus causador da Aids, aumentaram 8% em 2012 na Europa e na Ásia Central, informou nesta quarta-feira (26) o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com sede em Estocolmo.
Trata-se de um aumento de 131 mil novos casos, segundo um informe conjunto do ECDC e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o documento, os novos casos aumentaram 9% no leste europeu e na Ásia Central. Foram 102 mil novas infecções, incluindo 76 mil na Rússia.
No Espaço Econômico Europeu - que inclui todos os países da União Europeia, aos quais se somam Islândia, Liechtenstein e Noruega -, as novas infecções cresceram menos de 1% (29 mil casos).
Os dois institutos lamentaram a ocorrência de diagnósticos tardios, medidas preventivas insuficientes e falta de coquetéis anti-retrovirais."Sabemos que os tratamentos anti-retrovirais permitem às pessoas infectadas viver mais e melhor com o HIV" afirmou a diretora da OMS na Europa, Zsuzsanna Jakab.
Entre 2006 e 2012, os novos casos de Aids diminuíram 48% na Europa ocidental e aumentaram 113% na Europa Oriental e na Ásia Central. O relatório indicou que um terço das pessoas infectadas dispunha de medicamentos anti-retrovirais em 2012, uma situação melhor que a de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário