Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Após exagerar na pimenta, é melhor comer um pão do que beber água


Água espalha a pimenta e piora o incômodo; pão absorve e alivia mais. 
Bem Estar desta quarta (12) mostrou ainda receita tailandesa e russa.

Do G1, em São Paulo
4 comentários
A pimenta e o sal são ingredientes usados para dar sabor a diversos pratos, mas em excesso, podem levar a certas complicações.
No caso da pimenta, por exemplo, o problema imediato causado pelo consumo excessivo é a queimação e o incômodo - nessa situação, muita gente tem o hábito de logo beber um copo de água para aliviar, mas essa não é a melhor solução.
Como explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no Bem Estar desta quarta-feira (12), a água espalha a substância irritativa e, por isso, o melhor a se fazer é comer um pão, que absorve essa substância, aliviando o desconforto.
O médico explica ainda que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a pimenta não causa hemorroidas, apenas irrita as que já existem. No entanto, ela pode agredir o sistema digestivo e levar à gastrite, por exemplo. Por isso, pessoas que têm problemas no intestino podem sentir algum incômodo ao ingerirem temperos fortes, mas isso não significa que elas tenham síndrome do intestino irritável, como alertou o cirurgião. O diagnóstico desse problema é bastante complicado e, para ser feito, antes é preciso excluir outras possibilidades, como câncer, doença de Chron, retocolite ulcerativa, intolerância à lactose ou ao glúten.
Apesar dos problemas que causa ao sistema digestivo, a pimenta é um alimento saudável e, por ser termogênica, acelera o metabolismo e a queima de calorias, como explicou a nutricionista Elaine Moreira.
Ela é usada, por exemplo, no preparo do frango agridoce tailandês, mostrado na reportagem da Natália Ariede (confira no vídeo ao lado e veja a receita no fim da página).
Outro ingrediente usado para dar sabor aos alimentos é o sal, mas em excesso, ele também pode causar problemas de saúde. Alimentos embutidos, por exemplo, que têm muito sódio, aumentam o risco de câncer, como alertou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui. No Brasil, o problema é que o consumo de sódio é o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde - enquanto o ideal é ingerir 5 gramas ao dia, os brasileiros ingerem cerca de 12 gramas diárias.
A nutricionista Elaine Moreira explica que, apesar de ser um ingrediente que dá sabor, o sal em excesso deve ser evitado e uma dica é substituí-lo por uma preparação chamada vinha d'alho, por exemplo. Essa receita utiliza vinho tinto ou branco, alho, louro, cebolinha, salsinhas, pimenta, cebola e também um pouco sal para dar mais sabor à carne, por exemplo, como mostrou a nutricionista no programa. Para que ela seja ainda mais absorvida na receita, a dica é cortar a carne em pedaços.
Até mesmo o sal light é uma opção com menos sódio e mais recomendada para quem tem hipertensão, por exemplo. A nutricionista explica que reduzir aos poucos o consumo de sal é uma maneira de educar o paladar e se acostumar com o gosto real dos alimentos, sem a necessidade de salgá-los.
Por último, o Bem Estar falou também sobre o estrogonofe, um prato muito presente no dia a dia dos brasileiros, mas que veio da Rússia. De acordo com a nutricionista, o maior problema desse prato é a batata palha, que por ser pequena, absorve mais gordura e por isso, tem mais calorias - a batata grande, por outro lado, tem uma superfície maior e absorve menos essa gordura, como mostrou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui (veja no vídeo acima).
Além de fazer essa substituição, a dica é optar também por uma carne menos gordurosa e ainda preferir o creme de leite light ou desnatado, usando apenas a metade da lata. Dessa maneira, já é possível ingerir um prato muito mais saudável e menos calórico.
Para mostrar como é feito o estrogonofe na Rússia, a Daiana Garbin foi visitar uma família de lá que ensinou a receita (veja no vídeo).
Confira abaixo como prepará-la e também como fazer o frango agridoce tailandês:
Estrogonofe russo 
Ingredientes
1 kg de filé mignon ou baby beef cortados em cubos
2 a 3 cebolas médias picadas
250 g de cogumelos cortados na transversal
1 a 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 a 3 colheres de manteiga
500 ml de creme de leite fresco
1 limão
Sal e pimenta
Preparo
Despeje o creme de leite em uma vasilha, acrescente o suco de um limão e uma pitada de sal. Reserve. Refogue a cebola na manteiga e acrescente os cogumelos. Coloque a carne e tempere com sal e pimenta à gosto. Deixe refogando até que a carne fique macia. Acrescente a farinha de trigo para engrossar e o creme de leite azedado. O prato pode ser servido com arroz, batata cozida ou até macarrão.

Sopa de beterraba russa
Ingredientes
600 g de músculo ou coxão mole cortados em cubos
1 cebola picada
3 batatas médias picadas
3 cenouras pequenas picadas
350 g de repolho branco cortado
3 tomates médios picados
3 folhas de louro
3 dentes de alho
3 beterrabadas
Salsinha e cebola picadas
Dill
Sal e pimenta
2 colheres de sopa de azeite
500 ml de creme de leite fresco

Preparo
Cozinhe as beterrabas e reserve o caldo. Após esfriar, corte as beterrabas em cubos e reserve. Cozinhe a carne, as batatas, a cenoura e o louro com sal e pimenta à gosto, em aproximadamente 3 litros de água. Quando a carne estiver cozida, acrescente o caldo de beterraba e deixe a beterraba picada cozinhando por mais 10 minutos. Acrescente o tomate e o repolho e cozinhe por mais 5 minutos. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente-os na sopa e tempere com sal e pimenta à gosto. Após desligar o fogo, jogue a salsinha, o dill e a cebolinha. Despeje o creme de leite em uma vasilha e acrescente o suco de um limão com sal para azedar. Ao ser servido, dá para acrescentar no prato o dill e o creme de leite azedo.
Frango agridoce tailandês
Ingredientes
1 peito de frango com sal e pimenta
1 copo de mel
1 copo de suco de laranja
1 copo de shoyu
2 dentes de alho amassados
1 colher de gengibre amassado
1 colher de cinco pimentas (malagueta, moça, preta, chilli (pouco), calabresa)
Cenoura, tomate, brócolis, pimentão, acelga e brócolis
Preparo
Acrescente em uma cumbuca o mel, o suco, o shoyu, o alho, o gengibre, a pimenta e misture.
Na chapa, grelhe o frango no azeite e tire o azeite quando pronto. Acrescente o molho em cima do frango por cinco minutos.
Estrogonofe light (receita da nutricionista Elaine Moreira)
Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina light
1 cebola picada
300 g de peito de frango cortados em tiras
1 xícara (chá) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
1/2 xícara (chá) de cogumelos em fatias
1/2 xícara (chá) de creme de leite light
Sal light à gosto
Preparo
Em uma panela, derreta a margarina light, misture a cebola e, depois de dourada, refogue o frango. Acrescente o molho de tomate, o catchup, a mostarda, o molho inglês e o sal. Misture bem e deixe cozinhar por 15 minutos. Quando o frango estiver macio, acrescente os cogumelos e o creme de leite light.


fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/apos-exagerar-na-pimenta-e-melhor-comer-um-pao-do-que-beber-agua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário