Texto permite acúmulo de função na rede privada se horário for compatível.
Proposta será encaminhada para promulgação do Congresso Nacional.
1 comentário
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5), em dois turnos, Proposta de Emenda à Constituição que autoriza médicos das Forças Armadas a acumularem funções nas redes pública e particular de saúde, fora da área militar. Como já havia sido aprovada pelo Senado no ano passado, a PEC será enviada para promulgação do Congresso Nacional.
A proposta tem o apoio do governo por possibilitar o aumento do número de médicos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Defesa, existem atualmente 3,8 mil médicos militares atuando no país, dos quais 1,2 mil são temporários.
O objetivo é que a PEC se some às iniciativas já tomadas pelo governo federal para tentar garantir a melhoria do atendimento na área da saúde, como o programa Mais Médicos, que garante bolsa de R$ 10 mil a médicos brasileiros e estrangeiros para atuar na periferia de grandes cidades e no interior do país.
saiba mais
Pela proposta aprovada nesta quarta pelos deputados federais, o acúmulo remunerado de cargos de profissionais do setor da saúde do Exército, da Marinha e da Aeronáutica só deve ser permitido nos casos em que houver compatibilidade de horários.
Para o debutado Mauro Benevides (PMDB-CE), relator da PEC na Câmara, a proposta também ajudará a melhorar as condições de vida dos médicos das Forças Armadas, que poderão ter salários maiores com o acúmulo de empregos.
“Há uma inquietude dos profissionais de saúde militares quando se comparam com seus homólogos e se veem impedidos de exercerem seus ofícios em outros postos de trabalho no setor público. Considerando-se esse cenário, a reforma do texto constitucional em apreciação vem ao encontro da solução para esses profissionais que enxergam nessa proposta a melhoria para a sua condição de vida, ao invés de precarização de suas condições de trabalho com o acúmulo de mais trabalho”, argumentou o relator.
fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/02/camara-aprova-pec-que-permite-medicos-das-forcas-armadas-no-sus.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário