Operação em paciente de 22 anos foi feita pela primeira vez no mundo.
Jovem teve tumor provocado por tênia, parasita que vive em boi e porco.
Cirurgiões do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, fizeram pela primeira vez no mundo um transplante de fígado combinado com uma amputação de parte do coração e a reconstituição do tecido cardíaco, anunciou nesta quinta-feira (20) um comunicado oficial da instituição.
A paciente de 22 anos sofria de uma grave doença no fígado, onde se desenvolveu um tumor provocado por tênia, um parasita que pode contaminar carnes de porco ou boi .
O tumor, diagnosticado em abril, media 10 cm de diâmetro e atacou o fígado, uma veia cava (que retorna o sangue do corpo para o coração), parte do diafragma (músculo que ajuda na respiração) e parte do coração, indicou o hospital.
Os cirurgiões reconstruíram a veia cava a partir dos vasos sanguíneos de um doador, e então os conectaram ao coração da paciente. Também foi refeita a parte extraída do coração.
Ao mesmo tempo, em uma sala de cirurgia ao lado, uma segunda equipe de cirurgiões extraiu parte do fígado da irmã da paciente e fez o transplante.
A operação aconteceu em setembro, durou mais de 11 horas e mobilizou mais de 20 especialistas. Atualmente, a paciente se encontra bem.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/cirurgioes-suicos-fazem-transplante-conjunto-de-figado-e-parte-do-coracao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário