Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sábado, 1 de dezembro de 2012

Lutas e artes marciais são uma opção de exercício intensa e divertida



Conheça os benefícios de modalidades como boxe, muay thai e jiu-jitsu.
Médico do esporte e lutadores destacam os benefícios dessas atividades.

Do G1, em São Paulo
4 comentários
Poucas atividades físicas são tão completas quanto as lutas. Além de melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora, esses exercícios relaxam, aumentam os reflexos e ainda são capazes de transmitir aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina.
Uma hora de muay thai, jiu-jitsu e MMA (Mixed Martial Arts, em inglês) pode queimar até 700 kcal. Mas é preciso tomar alguns cuidados antes de começar: faça uma avaliação física e cardiovascular, aprenda as técnicas corretas e proteja com luvas as articulações dos seus punhos. Se for muito iniciante, use vaselina para escorregar mais o soco e não sofrer tanto impacto.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca e os lutadores Demian Maia e Daniel Sarafian, as artes marciais podem ajudar a emagrecer e ganhar massa muscular – além de diversão e qualidade de vida.
O muay thai, que surgiu na Tailândia, por exemplo, envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção. Já o jiu-jitsu e o judô trabalham mais a força, o contato com o solo, com o adversário, e ensinam a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão.
Para quem não é sedentário, mas tem braços fracos, o boxe é a melhor alternativa. A modalidade não só ajuda a melhorar a musculatura dos membros superiores, mas também fortalece o tronco.
O kung-fu, por sua vez, aprimora os reflexos: exige ataques, esquivas e defesas, e trabalha o tempo de reação desde o começo.
A prática de lutas libera dois neurotransmissores diferentes no cérebro: a endorfina e a serotonina, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.
E a preparação para uma luta é tão importante quanto o "combate" ou contato físico em si. Pular corda, fazer flexões, abdominais, circuitos com obstáculos, alongamento, corrida e treinos de reflexo e flexibilidade acabam sendo, na prática, muito mais valiosos para o praticante do que a parte que envolve interação com o outro.
Contra-indicações
Não devem praticar lutas:
- Pessoas com problemas nas articulações
- Quem não pode fazer atividade física intensa
O que comer 
Antes da luta: de uma a duas horas antes, faça uma refeição rica em carboidratos para dar energia
Durante a luta: principalmente para treinos de pelo menos 1 hora, tome um isotônico ou suco de frutas no intervalo
Depois da luta: consuma alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como um sanduíche de peito de peru, queijo branco, pão de forma e requeijão light
Manutenção de equipamentos
Uma boa dica é ter talco sempre à mão. Ele ajuda a manter as luvas, os protetores de rosto e outros equipamentos de luta sempre secos e higienizados.
O talco deve ser passado depois de o suor secar naturalmente nos equipamentos. Ele suga a água restante dos tecidos e deixa os aparelhos mais secos e com um cheiro agradável. Não use o talco quando o equipamento ainda estiver molhado.
Outra atitude importante é fazer com que os aparelhos sequem no lugar certo. Tudo o que leva couro, por exemplo, não deve ser exposto ao sol. É importante deixar o equipamento em um ambiente arejado, mas que não seja úmido.
Dicas de higiene
Antes de usar luvas coletivas (como as de academia), certifique-se de estar com as unhas bem cortadas – para evitar a entrada de micro-organismos.
Depois disso, lave bem as mãos com água e sabão e, se possível, passe álcool em gel.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o Bem Estar no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/lutas-e-artes-marciais-sao-uma-opcao-de-exercicio-intensa-e-divertida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário