Para evitar doenças, é preciso fazer a manutenção regular dos aparelhos.
Saiba como limpar a sua caixa d'água e evitar o mosquito da dengue.
3 comentários
A água que você bebe todo dia, do galão, do filtro ou do purificador de água, pode conter vírus ou bactérias, mesmo aparentemente limpa. Isso porque os micro-organismos nem sempre mudam a cor e o gosto do líquido.
Para evitar riscos de doenças, é preciso fazer a manutenção regular dos aparelhos usados em casa ou no trabalho. O box do banheiro também deve ser limpo com frequência, com uma escova e água sanitária diluída em água.
Segundo o infectologista Caio Rosenthal e a química especializada em filtros Kátia Nakau, os purificadores e filtros não tratam a água – essa é uma tarefa das companhias de tratamento. Os aparelhos apenas melhoram a qualidade, ao reduzir o cloro e reter partículas e micro-organismos.
Para saber as características do equipamento, que deve ter o selo do
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), veja sempre o rótulo.
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), veja sempre o rótulo.
A retenção de partículas tem uma classificação que vai de P1 a P6; e a eliminação de cloro, de C1 a C3. Em ambos os casos, quanto menor o número, melhor. Já a eficiência bacteriológica significa a capacidade de o aparelho reduzir o número de bactérias e impedir a proliferação delas.
A água para consumo deve ser desinfectada quando apresentar coloração diferente do habitual. Filtre-a antes da adição de hipoclorito de sódio a 2,5%. Para cada litro, são duas gotas do produto. Na ausência do hipoclorito, ferver a água é um método seguro.
saiba mais
Para quem tem purificador, é importante lembrar que o filtro no interior precisa ser trocado. A limpeza é indicada pelo fabricante. Alguns recomendam limpar com a própria água do aparelho e outros dizem para usar hipoclorito.
Uma boa forma de saber se está na hora de fazer a limpeza do purificador é observar o fluxo da água. Se estiver menor que o usual, é hora de trocar o filtro.
Os filtros de água costumam remover partículas, e alguns modelos também reduzem a quantidade de cloro. Atualmente, não existem filtros que possam ser limpos – eles devem ser trocados.
Leia a recomendação do fabricante para saber quando é preciso chamar a assistência técnica. Para limpar a parte externa, passe água e uma esponja limpa.
O refil, que muitas vezes recebe o nome de cartucho, vela, elemento filtrante ou kit purificador, deve ser substituído após a passagem de uma determinada quantidade de água ou quando o prazo de validade for atingido – o que vier primeiro.
E não tem jeito: caso a troca desrespeite o período indicado, a capacidade de filtragem fica comprometida.
Antes de escolher um modelo, vale verificar não só a vida útil, mas também o preço do refil, pois a variação é grande. E, para os mais esquecidos, o melhor é optar por um aparelho que sinalize a necessidade de manutenção.
Para quem usa bebedouro de garrafão, saiba que ele não trata a água – é apenas um suporte para o garrafão de água mineral. Ao limpá-lo, use uma esponja e procure não aplicar produtos de limpeza, que podem deixar resíduos.
Além disso, não deixe a água exposta ao sol. Isso aumenta a possibilidade de proliferação de vírus e bactérias.
Já o filtro de barro é um aparelho que age por gravidade. Ele remove somente partículas, ou seja, pequenas sujeiras presentes na tubulação ou na caixa d'água. O filtro de barro não remove micro-organismos. A troca do filtro costuma ser feita a cada seis meses, mas isso pode variar de acordo com a qualidade da água que chega à sua casa.
Para limpar o filtro de barro, nunca use açúcar, sal ou detergente. Isso porque o aparelho tem a superfície cheia de pequenos poros, o que facilita a entrada de substâncias e pode danificar o produto.
Se você tem uma moringa de barro, saiba que ela não melhora a qualidade da água, simplesmente a mantém fresca. As moringas têm em sua composição prata, que evita a contaminação da água, o que pode acontecer se ela ficar parada por muito tempo. Já as de cerâmica não têm essa mesma característica, portanto é preciso tomar mais cuidado. Além diso, nunca deixe a água parada por mais de dois dias.
Para limpar uma moringa, use água e uma esponja macia para não danificar o barro. Jamais aplique detergente ou outro produto de limpeza, pois eles podem penetram no barro, que é poroso.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
No World Bike Tour, a repórter Daiana Garbin pegou um táxi e andou de metrô em uma cadeira de rodas em São Paulo.
No World Bike Tour, a repórter Daiana Garbin pegou um táxi e andou de metrô em uma cadeira de rodas em São Paulo.
Com os olhos vendados, a jornalista testou a sinalização do piso e descobriu os obstáculos pela cidade.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique em g1.globo.com/bemestar/. Siga também o programa no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/filtros-purificadores-e-caixas-dagua-devem-ser-limpos-com-frequencia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário