Contexto da fala de pais para filhos influencia formação do vocabulário.
Pistas para definir objetos ajudam crianças na assimilação de palavras.
2 comentários
Pistas que os pais dão para as crianças sobre as palavras podem fazer grande diferença no tamanho do vocabulário durante o processo de formação das crianças, aponta pesquisa feita pela Universidade de Chicago, publicada nesta segunda-feira (24) pela revista da Academia Americana de Ciências, a "PNAS".
Segundo o estudo, a qualidade e a quantidade de palavras no discurso feito por pais para filhos com idade entre 14 e 18 meses enriquecem o vocabulário das crianças nos próximos três anos. As observações apontam que o tamanho do vocabulário pré-escolar varia consideravelmente entre as crianças e o apoio dos pais para a formação da fala é um importante fator de sucesso escolar.
O estudo mostra que os pais podem ajudar as crianças ao utilizarem palavras para representar objetos que estejam no campo visual das crianças. A pesquisa também explora a qualidade de pistas não-verbais que dão significado às palavras nas interação dos pais com filhos.
saiba mais
Metodologia
Para examinar esta relação os pesquisadores gravaram vídeos de interações de 50 pais e seus filhos. Observadores foram convidados a assistir clipes curtos e tentar adivinhar quais palavras representavam as interações.
Para examinar esta relação os pesquisadores gravaram vídeos de interações de 50 pais e seus filhos. Observadores foram convidados a assistir clipes curtos e tentar adivinhar quais palavras representavam as interações.
Segundo o estudo, alguns pais forneceram pistas não-verbais sobre palavras em apenas 5% do tempo, enquanto outros forneceram pistas em 38% do tempo, o estudo.
Os autores constataram que a qualidade do discurso contextualizado variou muito entre os 50 pais e que o discurso feito com "qualidade" fez com que a criança adquirisse um vocabulário melhor três anos mais tarde.
Em outras palavras, o quanto os pais conversam com seus filhos (quantidade) e como os pais usam palavras em relação ao ambiente não-verbal (qualidade), auxiliam no desenvolvimento da linguagem.
Com isso, os autores sugerem que os pais podem fazer relativamente pequenos ajustes em seu discurso feito para seus bebês e crianças, no intuito de proporcionar a eles uma entrada de voz com alta qualidade e, assim, elevar o vocabulário de seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário