Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

sexta-feira, 7 de março de 2014

Massagem pode ajudar a recuperar o corpo e aliviar dores após o Carnaval


Bem Estar desta quinta (6) mostrou como aliviar dores e outros incômodos.
Massagear região da dor ajuda a melhorar a inflamação, explica médico.

Do G1, em São Paulo
4 comentários
Depois que acaba o Carnaval, chega a hora de relaxar e recuperar o corpo. No Bem Estar desta quinta-feira (6), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o massoterapeuta Alberto Takahashi Ino deram dicas de massagens que podem ajudar a recuperar o corpo e a melhorar dores e outros incômodos após a folia.
De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, a massagem é eficiente no alívio da dor porque ajuda na vasodilatação dos pontos da lesão e na eliminação de fluídos na região inflamada. Além disso, a irrigação sanguínea também melhora nesses locais e, por isso, as toxinas da inflamação também são eliminadas.
Dois exemplos de massagens que podem ser feitas em casa são as Anma, que usa a pressão, rolamento e amassamento, e o Shiatsu, que prioriza a pressão, segundo o massoterapeuta.
Essas técnicas ajudam a desfazer "nós" que as pessoas costumam sentir debaixo da pele - na verdade, esses nós são compostos de fibras, que se amontoam em torno da área inflamada. A pressão e amassamento utilizados na massagem ajudam a distender e a desmanchar essas estruturas, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca.
Para mostrar como o corpo sofre após dias de folia, o Bem Estar recebeu as passistas Lanna Moraes, musa da Mocidade Alegre, e Ariellen Domiciano, da Nenê de Vila Matilde, escolas de São Paulo.
Elas explicaram o desgaste físico que sentiram após o desfile - segundo os especialistas, as partes do corpo que mais sofrem e mais podem doer após o Carnaval são a batata da perna e a parte da frente da sola dos pés. Nessas regiões, a massagem pode ajudar a melhorar dores agudas.
O massoterapeuta Alberto Takahashi Ino mostrou ainda outras técnicas que podem ajudar, como o escalda-pés com água quente e sal, a massagem que desliza os pés no bambu, cabo de vassoura ou até mesmo uma caneta e também os movimentos na lombar feitos com bolinhas de tênis (confira no vídeo).
Corrida
O coordenador de almoxarifado e planejador de manutenção Roberto Itimura, de Jundiaí, em São Paulo, chegou a pesar 117 kg há 3 anos. Fumante, sedentário e com maus hábitos alimentares, ele sofreu 3 infartos e teve problema de coração. No entanto, ele conseguiu perder peso e chegou aos 70 kg - foi aí que descobriu a paixão pela corrida.
Só que o vício por correr o fez parar no hospital - para não perder segundos em uma prova, Roberto não quis parar para beber água e, por isso, acabou em uma UTI com falta de hidratação (veja a história no vídeo ao lado).
De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, o exercício intenso sem a hidratação adequada pode levar até mesmo a um infarto.
Isso porque a transpiração reduz o volume dos vasos sanguíneos, obrigando o coração a bater mais para conseguir bombear o sangue. Esse trabalho intenso do coração pode levar ao infarto em pessoas com pré-disposição, como explicou o médico. Por isso, é fundamental se hidratar na atividade física.
Balé fit
A repórter Daiana Garbin foi conhecer a aula de balé fit, que alia movimentos delicados do balé clássico à força da faixa elástica, que ajuda a turbinar o treino.
A aula auxilia no fortalecimento de todos os músculos envolvidos na dança e promete queimar cerca de 250 calorias, como mostrou a reportagem (veja no vídeo).


fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/massagem-pode-ajudar-recuperar-o-corpo-e-aliviar-dores-apos-o-carnaval.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário