Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 13 de março de 2014

Sementes de abóbora, linhaça e chia fazem bem à saúde; confira receitas


Bem Estar desta quarta-feira (12) explicou como usá-las na alimentação.
Programa mostrou ainda calorias e efeitos delas no organismo; entenda.

Do G1, em São Paulo
14 comentários
As sementes de abóbora, linhaça e chia fazem bem à saúde, além de serem alimentos que podem ser incorporados facilmente às refeições do dia a dia. No Bem Estar desta quarta-feira (12), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a nutricionista Andréia Naves explicaram os efeitos delas no organismo e a melhor maneira de usá-las na alimentação.
De acordo com os especialistas, as sementes são ricas em nutrientes, como as fibras, que ajudam na formação do bolo fecal e melhoram o funcionamento do intestino. Além disso, elas têm o poder de aumentar a saciedade, diminuindo a vontade de comer e podendo, por isso, até auxiliar no emagrecimento.
Em relação às calorias, a que tem menos é a semente de abóbora – 1 colher de sopa tem cerca de 54 kcal, enquanto 1 colher de sopa de chia tem 73 kcal e 1 colher de sopa de linhaça tem 80 kcal. Além disso, a semente de abóbora tem minerais importantes, como zinco, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras. Segundo os especialistas, o consumo dela pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, melhorar o processo de digestão, contribuir para a fertilidade, ajudar na formação de ossos e dentes e ainda controlar os sintomas da TPM.
Já a semente de chia é fonte de ômega 3, que ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de ter cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e zinco. Fora isso, ela tem também fibras e proteínas. Por último, os especialistas falaram sobre a semente de linhaça, que tem caroteno, vitaminas C, E e do complexo B, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. A linhaça tem também lignana, substância com propriedades anticancerígenas, especialmente de doenças na mama e cólon.
No entanto, o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui alerta que a linhaça deve ser consumida em moderação porque é um alimento que irrita o aparelho digestivo. Essa irritação faz com que a parede intestinal libere uma secreção, podendo causar diarreia. Se consumida em uma quantidade adequada, por outro lado, a linhaça traz benefícios porque umidifica as fezes e ajuda a formar o bolo fecal.
A nutricionista Andréia Naves explica ainda que a maneira de consumir a linhaça também interfere no seu efeito – se a ideia for aproveitar as fibras, por exemplo, é ideal comer a semente inteira já que a fibra está na casca; se a ideia for aproveitar os benefícios do ômega 3, é melhor consumi-la triturada e imediatamente já que a trituração faz a semente oxidar e perder logo seus benefícios.
Apesar das vantagens de consumir essas sementes, não há uma quantia recomendada por dia – o importante é ter bom senso nas porções e incluí-las dentro de uma alimentação equilibrada e saudável, como alertou a nutricionista Andréia Naves. Fora isso, é fundamental beber bastante água, como explica o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui no vídeo acima.
Como incluir as sementes na alimentação?
Que elas fazem bem e são aliadas da dieta, todo mundo sabe. Mas às vezes falta criatividade na hora de cozinhar. Para dar dicas de como incluir as sementes no dia a dia, a repórter Natália Ariede convidou a nutricionista Ana Beatriz Batistela que deu dicas de receitas. Veja abaixo como prepará-las:
Tapioca com linhaça
Ingredientes
- Tapioca pronta ou pó de tapioca (se preferir o pó, é preciso hidratá-lo na água por 6 horas e peneirar)
- 1 colher de sopa rasa de linhaça levemente triturada
Modo de preparo
Espalhe a massa em uma frigideira e coloque o recheio que preferir. Não use óleo ou azeite e faça como se fosse uma panqueca. Espalhe na panela em fogo baixo e espere alguns minutos até começar a soltar. Depois, é só rechear do jeito que quiser. Na reportagem, a nutricionista escolheu tomate picado e orégano.
Farofa com semente de abóbora
Ingredientes
- Semente de abóbora cabotina
- Semente de melão
- Gergelim branco e preto
Modo de preparo
Asse a semente de abóbora por 15 minutos até ficar torrada. Acrescente a semente de melão, que deve ser seca em papel toalha e em temperatura ambiente. Depois, adicione gergelim preto e branco. Triture tudo e coloque na salada.
Aperitivo de semente de abóbora
- Semente de abóbora
- Semente de amêndoas
- 1 castanha do Pará
- 3 nozes
- Frutas secas
- Damasco
- Uva passa
Modo de preparo
Lave as sementes, deixe-as secar em temperatura ambiente e leve para o fogo baixo em 15 minutos. Depois que ficar seca, misture um punhado de sementes de abóbora com outro de amêndoas, uma castanha do Pará, 3 nozes, frutas secas, damasco e uva passa.
Sagu de chia
- Suco de uva integral
- Sementes de chia
Modo de preparo
Deixe a chia hidratando no suco de uva integral por 3 horas.
As fibras da chia com o suco formam uma espécie de gelatina, como mostra o vídeo ao lado.
Torta saudável do Éder
O Bem Estar desta quarta-feira (12) mostrou também como preparar uma torta saudável, com ingredientes integrais e vegetais, como uma alternativa de substituição à torta cheia de gordura que o ex-jogador de futebol Éder adora.
Confira abaixo os ingredientes da receita da nutricionista Priscila Svierk e veja no vídeo como prepará-la.
Ingredientes
Massa
- 3 ovos
- 1 xícara de leite desnatado
- 4 colheres de sopa de óleo
- Queijo ralado light
- 1 xícara de aveia
- 1 xícara de farinha integral
- 1 colher de fermento

Recheio
- Meio alho poró
- 1 cenoura ralada
- 2 tomates
- Meio brócolis
- Peito de peru
Reposição hormonal
A reposição hormonal é um assunto que ainda divide opiniões e causa polêmica, mas sempre entra em discussão quando o tema é menopausa, como mostrou a reportagem da série 'Prova de fogo' no Bem Estar desta quarta-feira (12).
Segundo o ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto, a reposição ajuda a aliviar os sintomas dessa fase e melhora a qualidade de vida da mulher. No entanto, os hábitos de vida também são essenciais no tratamento, assim como a avaliação clínica da paciente.
Existem ainda os fitoterápicos, à base de soja, que devem ser indicados por um médico para o caso de cada paciente. A melhor resposta a esse tratamento geralmente acontece em mulheres que têm sintomas mais leves. No caso da terapia hormonal, apesar dos benefícios, os médicos alertam que ela pode elevar um pouco o risco de câncer de mama, mas isso não significa que as pacientes terão a doença, como mostrou a reportagem (veja no vídeo acima).

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/sementes-de-abobora-linhaca-e-chia-fazem-bem-saude-confira-receitas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário