Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Decepção na estrada confirma a pior participação do ciclismo desde o Pan de 1979



Faltou perna



24/10/2011






Gregory Panizo em ação em Guadalajara
Por Fernando Bittencourt

A despedida do ciclismo brasileiro dos Jogos Pan-Americanos no último sábado (22) foi marcada pela superioridade cubana, o ouro das Antilhas Holandesas e a frustração verde e amarela. O Brasil deixou os Jogos sem nenhuma medalha no ciclismo – fato que não acontecia desde o Pan de 1979, San Juan, Porto Rico.

Principalmente no masculino, o Brasil teve uma atuação decepcionante na prova de estrada. Com uma equipe forte, formada por dois ciclistas que competem na Europa e o campeão Pan-Americano de ciclismo, a seleção brasileira não saiu nem na foto. Nenhum ciclista conseguiu acompanhar a fuga decisiva, que rendeu a vitória para Marc de Maar – que compete pela QuickStep –, das Antilhas Holandesas. A prata ficou com o venezuelano Miguel Ubeto e o bronze com o cubano Yans Arias.

O melhor brasileiro na competição foi Rafael Andriato, que chegou na 13ª colocação, junto do pelotão principal. O ciclista, que assinou com a Farnesi Vini para 2012, chegou a saltar com a fuga que venceu a prova, mas acabou sobrando de roda. Outro que completou a prova foi Gregory Panizo, que abdicou de defender o bicampeonato da Volta de São Paulo para trabalhar como gregário da seleção, chegou em 24º. Luiz Amorim, o Luizão, e Murilo Fischer, que era o líder do time, abandonaram a prova.

Na prova feminina, não foi diferente para o Brasil. Janildes Fernandes bem que tentou sair em uma fuga e ficou na ponta do pelotão durante toda a prova, mas nem Clemilda e nem Uênia apareceram no sprint final. A 13ª colocação de Clemilda foi o que restou para a seleção, que teve de aplaudir o brilhante trabalho cubano, que foi ouro com Arlenis Sierra, que escapou sozinha e se manteve à frente até o final da prova. O país de Raul Castro – agora que Fidel saiu do poder – ainda conquistou a prata e o bronze com Yumari Gonzalez e Yudelmis Dominguez, que foram as mais fortes no pelotão.

Classificação Feminina:

1 Arlenis Sierra 2h18min10s
2 Yumari Gonzalez a 13s
3 Yudelmis Dominguez m.t.
4 Ana Teresa Casas m.t.
5 Maria Luisa Calle m.t.
6 Joelle Numainville m.t.
7 Angie Sabrina Gonzalez m.t.
8 Paola Andrea Muñoz m.t.
9 Robin Elizabeth Farina m.t.
10 Claudia Veronica Leal m.t.

13 Clemilda Silva m.t.
15 Uenia de Souza m.t.
20 Janildes Silva m.t.

Classificação Masculina:

1 Marc de Maar 3h40min53s
2 Miguel Armando m.t.
3 Arnold Alcolea a 55s
4 Arnold Cristobal Olavarria m.t.
5 Juan Esteban Arango m.t.
6 Segundo Mesias Navarrete a 8s
7 Carlos Lopez a 11s
8 Yans Carlos Arias a 5s
9 Bayron Patricio Guama a 1min49s
10 Bernardo Colex a 22s


13 Rafael Andriato a 45s
24 Gregory Panizo a 1s
Murilo Fischer DNF
Luiz Carlos Tavares DNF

fonte: http://prologo.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário