Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Filtro solar com fator alto de proteção não evita que a pele fique bronzeada



Mesmo o FPS 50 não evita totalmente raios UVA, que bronzeiam a pele.
Médicos esclareceram outros mitos de beleza no Bem Estar desta terça (15).

Do G1, em São Paulo
5 comentários
Muita gente acredita que o protetor solar bloqueia o sol e impede que a pele fique bronzeada. Porém, mesmo os produtos com fator de proteção acima de 50 não protegem 100% a pele contra os raios UVA, responsáveis pelo bronzeamento.
Ou seja, mesmo com filtro solar, é possível se bronzear, como afirmaram as dermatologistas Márcia Purceli e Luciana Maluf no Bem Estar desta terça-feira (15).
A única proteção 100% contra os raios UVA é física, ou seja, a roupa. De qualquer maneira, é seguro tomar sol antes das 10h e depois das 16h, sempre com protetor com FPS acima de 30 que protege também contra os raios UVB, que podem causar câncer de pele.
Bem Estar - Infográfico mostra como os raios solares atingem a pele (Foto: Arte/G1)
Outro mito desvendado no Bem Estar desta terça-feira (15) foi o fato de o refrigerante dar celulite. Nesse caso, o causador do problema é o excesso de sódio, que leva à retenção de líquido principalmente nos glúteos e na coxa. Pessoas que ficam sentadas por muito tempo dificultam ainda mais a passagem do líquido, o que pode agravar a celulite ainda mais.
Ficar muito tempo sentado na mesma posição pode causar também varizes. Algumas pessoas acreditam que cruzar a perna ou usar calça apertada pode favorecer o surgimento do problema, mas isso não é verdade.
A predisposição genética, a princípio, é a grande desencadeadora das varizes. Fora isso, ficar na mesma posição parada por um longo período, excesso de peso e a gravidez também podem dificultar o retorno venoso e desenvolver o problema.
As dermatologistas esclareceram também uma dúvida muito comum em relação aos pelos – de que eles ficam mais grossos se raspados com lâmina. Quando a lâmina passa, ela corta o pelo no meio, que é uma parte mais grossa, o que faz com que ele cresça a partir daí. Ou seja, não é verdade que ele fica grosso, apenas cresce de um jeito diferente.
Quando retirado com cera ou laser, o pelo é destruído, demora mais para nascer e cresce mais fino porque o que aparece primeiro na pele é a ponta dele. O lado ruim é que esse pelo pode não conseguir romper a pele e encravar – por isso, a dica é intercalar os dois métodos de depilação.
Por último, as médicas falaram sobre a relação entre o chocolate e a espinha. Grande parte das pessoas acredita que a gordura do chocolate é a responsável pela acne (como mostra o resultado da enquete abaixo), porém o açúcar é o grande vilão. Por isso, o chocolate não pode se responsabilizar sozinho por essas marcas desagradáveis na pele já que outros alimentos com açúcar também são causadores.

fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/filtro-solar-com-fator-alto-de-protecao-nao-evita-que-pele-fique-bronzeada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário