Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Consumidor com fome tende a comprar alimentos calóricos, diz estudo



Segundo pesquisa, pessoas ficam propensas a adquirir produtos como doces e batatas fritas.

Da BBC
Comente agora
Pesquisa diz que consumidor com fome tende a comprar alimentos mais calóricos, mas não comprar mais comida (Foto: Agência Brasil/BBC)Pesquisa diz que consumidor com fome tende a
comprar alimentos mais calóricos, mas não comprar
mais comida (Foto: Agência Brasil/BBC)
Evite ir ao supermercado quando estiver com fome, pois você estará mais propenso a comer coisas pouco saudáveis, como batatas fritas e doces.
É essa a mensagem de pesquisadores americanos que averiguaram se longos períodos sem comer afetam as escolhas de alimentos.
A pesquisa, da Cornell University, indicou que pessoas que passam cinco horas sem comer antes de irem às comprar tendiam a comprar mais alimentos ricos em calorias do que quando já estão alimentados.
No experimento, 68 participantes pagos receberam instruções de não comer por cinco horas e de em seguida fazer compras de alimentos online no site simulado de um supermercado.
Cada produto calórico (entre eles doces, batatas fritas e carnes vermelhas) foi exibido ao lado de itens pouco calóricos (como frutas, vegetais e peito de frango), mas os preços não foram mostrados. A cada sessão, os participantes recebiam um prato de biscoitos para comer até que não sentissem mais fome.
Com ou sem fome
Em um segundo estudo, consumidores foram monitorados enquanto iam a um supermercado ou depois do almoço, quando já estavam fartos, ou antes do jantar, quando tinham fome.
Os resultados dos estudos mostram que pessoas com fome tendem a escolher um número elevado de alimentos com alto valor calórico, e que há uma pequena diferença no número de produtos adquiridos por aqueles que estão com fome e por pessoas já devidamente alimentadas.
Em outras palavras, pessoas que fazem compras de alimentos quando estão com fome adquirem menos produtos escassos em calorias, mas não compram mais comida. O estudo, afirmam dois de seus autores, Brian Walsink e Aner Tal, tem implicações de saúde pública.
Eles dizem, no "Journal of American Medicine Association", que "até mesmo se privar de comida por pouco tempo - como no caso de pessoas que jejuam para perder peso, por razões religiosas ou devido a estilos de vida atribulados - pode induzir a mudanças de escolhas capazes de levar pessoas a escolher alimentos de baixas calorias ou altas calorias".
Para Wansink, os consumidores deveriam evitar fazer compras de estômago vazio - e deveriam fazer compras depois do almoço em vez de antes do jantar, por exemplo. "Uma única decisão de ir às compras com fome já pode ser suficiente para prejudicar a alimentação pelo resto da semana", diz ele. "Se você for fazer compras, coma uma maçã no caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário