Academia Equilíbrio

Academia Equilíbrio

terça-feira, 21 de maio de 2013

Estabelecer metas e planejar a rotina ajudam a ter vida saudável; veja dicas



Alimentos pequenos e fáceis de carregar são boas opções para o dia a dia.
Médico alerta também para importância de encaixar o exercício na agenda.

Do G1, em São Paulo
3 comentários
Você já parou para pensar em como anda a sua vida? Onde você está e aonde quer chegar? O que falta para isso acontecer?
No Bem Estar desta segunda-feira (20), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o especialista em administração do tempo Sérgio Guimarães deram dicas para incorporar hábitos saudáveis dentro da rotina para melhorar a alimentação, o sono, o bem-estar e também sair do sedentarismo, tudo sem perder tempo e ganhando cada vez mais qualidade de vida.
Os especialistas mostraram que é possível levar uma vida saudável planejando e administrando o tempo e a rotina e estabelecendo pequenas metas para chegar ao objetivo final. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o grande problema que faz as pessoas sempre adiarem ou desistirem, no entanto, é focar somente no objetivo final - ou seja, se o resultado demorar, a pessoa acaba desmotivada.
Quadro para levar vida saudável (Foto: Willian Lopes/Bem Estar)Mudanças simples no dia a dia já podem fazer grande diferença para a saúde (Foto: Willian Lopes/Bem Estar)
A primeira dica foi em relação à alimentação. Para começar a comer bem e dar o primeiro passo, é preciso antes pensar em como está a dieta. Será que você come bem? De 3 em 3 horas?
Uma solução para quem precisa mudar é optar por alimentos 'portáteis', ou seja, pequenos e mais fáceis de comer e carregar, como nozes, castanhas, amêndoas, uvas, maçãs, cenouras pequenas e até tomates cereja. Além disso, para evitar o jejum prolongado, a dica é colocar um alarme no celular para se lembrar de comer a cada 3 horas.
Nos supermercados, há ainda as opções de alimentos "on the go", práticos para carregar na bolsa e comer a hora que der, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani. O conceito começou com a barra de cereal, mas se expandiu para outros produtos, como salada de frutas, salada que já vem com o molho e o garfo, granola, iogurte, frutas secas e diversas outras opções que podem substituir os alimentos mais calóricos e influenciar no modo de vida.
Bem Estar - Infográfico sobre vida saudável (Foto: Arte/G1)
É preciso ainda pensar na importância da atividade física, como alertou o médico do esporte Gustavo Magliocca. Segundo o especialista, o exercício não precisa estar necessariamente na academia - até mesmo a escada do trabalho ou de casa pode ser uma aliada para sair do sedentarismo. Além disso, para não perder a motivação, a dica é colocar um sapato confortável, como um tênis, logo na entrada de casa para se incentivar a correr ou caminhar logo que chegar.
A atividade física, inclusive, é um hábito fundamental que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia e existem duas dicas importantes para ajudar a pegar no sono: apagar as luzes e tomar um banho morno antes de ir para a cama são medidas fundamentais e que podem causar grandes mudanças na disposição no dia seguinte.
Com uma boa noite de sono, é possível ainda evitar irritações e mau humor ao longo do dia. Caso você perceba que anda muito irritado ou estressado, a dica é fazer pausas durante o trabalho, por exemplo, e se possível, desabafar e conversar com amigos e colegas.
Atividade física por onde começar (Foto: Arte/G1)
'Corporativo'
A apresentadora Mariana Ferrão estreou no Bem Estar desta segunda-feira (10) a série 'Corporativo', que mostra como as empresas têm investido no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.
A maioria dos trabalhadores passa a maior parte do tempo sentado e fica muito estressado, o que aumenta o risco de várias doenças. Além de fazer bem para o funcionário, a preocupação com a saúde no meio profissional também ajuda a empresa a ter cada vez mais lucros. Por isso, não é bom ignorar o bem-estar dentro do trabalho porque os benefícios vêm em todos os outros setores da vida.
Foi o que percebeu o analista de sistemas Rodrigo, de 27 anos, que está enfrentando o desafio de seguir a 'dieta nostra', proposta pelo Bem Estar.
A mudança de hábitos do jovem incentivou os amigos do trabalho e todos da empresa já começaram a fazer pequenas substituições ao longo do dia, o que já influenciou muito na disposição e bom humor dentro do escritório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário