Fernando Rocha rumo à São Silvestre
sex, 09/12/11
por jrdelia |
categoria Prepare-se
Muitas vezes, para entrar no mundo da atividade física, você precisa ter um objetivo forte, um desafio que você tope. O Fernando Rocha, há dois meses e meio, aceitou a minha proposta de participar da São Silvestre no último dia do ano.
Todo mundo tem alguma coisa que pode mobilizar e estimular o interesse para manter a regularidade em um projeto de mudança. Sempre é bom que este incentivo brote de dentro da própria pessoa, como foi esse interesse do Fernando em treinar para a corrida, com a intenção de experimentar essa atividade tão democrática, na qual quase todas as pessoas podem se aventurar.
O custo desse desafio é baixo: são necessárias apenas uma avaliação física e médica, um par de tênis e uma planilha de um especialista.
Veja como o Fernando está se preparando:
Meu treinamento com o Fernando passou primeiramente por estimulá-lo no programa Bem Estar e marcar encontros semanais, normalmente às quintas feiras no Parque do Ibirapuera ou no campus da USP, em São Paulo. Nesses encontros, realizamos um treinamento em conjunto, onde passei orientações e planejei sua planilha de exercícios para o restante da semana.
Veja qual foi a minha estratégia de evolução do Fernando para a corrida:
1ª Semana: encontro no Parque do Ibirapuera - Percurso de 6 km em 1 hora. Trotamos 50% e caminhamos 50%, alternadamente.
2ª Semana: Percurso de 6 km em 1 hora. Corremos 70% caminhamos 30%.
3ª Semana: 6 km de corrida sem interrupção.
4ª Semana: Fernando apresentou uma significativa melhora em seu ritmo, por isso aumentamos a distância para 7 km e executamos o percurso no tempo de 55 minutos, com duas caminhadas de 100 metros.
5ª Semana: A nossa meta foi correr 9,5km em 1h10min, sem intervalos.
6ª Semana: Corremos 10 km em 1h17min.
7ª Semana: Atingimos a marca de 12 km na USP, com trechos de subida, e completamos o percurso em 1h35min.
Ficamos muito satisfeitos, já que o Fernando superou seus limites, e agora faremos mais um treino longo, além de mantermos nossa planilha até o dia da São Silvestre.
Dentro desse processo de treinamento que tem como compromisso a regularidade e o objetivo de colocar o número no peito e participar dessa corrida, Fernando já conseguiu aflorar o atleta que existe nele. Agora é a sua vez. Procure despertar esse atleta adormecido que irá brotar no seu interior.
Se você irá participar da 87ª edição da São Silvestre dia 31/12, ou se já participou de alguma outra edição, mande seu depoimento sobre essa experiência ímpar na vida de um atleta. Divulgaremos a melhor história na primeira postagem de 2012.
Deixe seu comentário ou sua pergunta aqui ou no twitter @jrdelia.
Siga também a minha página no Facebook: http://migre.me/6dwhb
Um abraço,
D’Elia
fonte: http://g1.globo.com/platb/bem-estar-prepare-se/2011/12/09/fernando-rocha-rumo-a-sao-silvestre/
Nenhum comentário:
Postar um comentário