Maioria das vítimas é de homens entre 18 e 45 anos.
Crianças têm risco maior de traumatismo craniano.
Verão é tempo de sol, calor e piscina. E muita gente aproveita para aproveitar a estação em lugares altos, como as lajes de casa. Mas atenção: uma em cada três lesões na coluna atendidas no hospital ocorrem em quedas da laje, segundo levantamento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.
E não são só as crianças que caem não. Mais de 80% das vítmas são homens entre 18 e 45 anos. No HC de São Paulo, cerca de 60% dos pacientes com fratura na coluna apresentam também lesão neurológica, que deixa a pessoa precisando de ajuda para sempre.
Mas as crianças também são vítimas importantes. As quedas são o tipo de acidente que mais gera hospitalização de crianças e adolescentes de até 14 anos.
Segundo a pediatra Ana Escobar, algumas características físicas próprias do desenvolvimento da criança podem favorecer as quedas, como o tamanho e o peso da cabeça em relação ao seu corpo, que acabam facilitando o desequilíbrio.
Qualquer queda de altura para a criança pode ser muito perigoso porque elas ainda não tem coordenação motora para se proteger. O adulto, quando cai, protege a cabeça. A criança não. Por outro lado, o adulto fica tenso na hora da queda e tende a machucar mais os ossos.
A maioria das fraturas atinge o tornozelo e o pé. Depois, o osso da perna (a tíbia) e o da coxa, o fêmur. Em quarto lugar, os ossos da bacia. Nesse ponto, os pequenos têm vantagem. Os ossos de crianças colam mais rápido e melhor. Nos adultos, não só demora mais, como não fixa tão bem.
Posição correta de cair
É difícil saber cair direito, porque você não sabe como a queda vai acontecer. Dublês e lutadores marciais treinam anos para conseguir dominar a técnica. Mas o ortopedista Jorge dos Santos, diretor do atendimento de emergência do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo, dá uma dica.
Evite levar a mão na frente do corpo durante o tombo porque todo o peso do corpo vai ser apoiado no braço e pode provocar fraturas. Para evitar fratura no punho, é preciso dissipar a energia com um rolamento. Veja ao lado como fazer.
Atendimento
Se a pessoa fica desacordada ao cair, é sinal de alerta, segundo a médica Ana Escobar. É preciso ligar imediamente para o serviço de emergência (192) e não movimentar a vítima.
Jorge Santos alerta: se há suspeita de que a coluna foi atingida, não se deve mexer na vítima. Qualquer movimento pode agravar a lesão e levar à paralisia. É preciso chamar o serviço de emergência, que vai saber como movimentar a pessoa acidentada.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/uma-em-cada-tres-lesoes-na-coluna-vem-de-queda-de-laje-veja-o-que-fazer.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário