Reportagens gravadas em SP e no Rio vão dar dicas de sustentabilidade.
Você vai saber como economizar água, usar bem o carro e ter uma horta.
Comente agora
O Bem Estar vai estrear nesta segunda-feira (18) a série "Rio+20, e eu com isso?", aproveitando o evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre desde quarta-feira (13) até a sexta que vem (22) no Rio de Janeiro, para repercutir como as pessoas podem viver de forma mais sustentável, sem tantos danos ao meio ambiente.
saiba mais
Nos cinco dias da semana, o programa vai exibir reportagens da jornalista Marina Araújo no Rio e em São Paulo, com dicas de como é possível economizar água, reduzir o lixo, usar o carro de forma inteligente, produzir uma horta em casa e se alimentar mais devagar – movimento chamado "slow food" (comida lenta, em inglês).
Dois episódios da série terão como tema a alimentação. Marina usou um relógio para cronometrar a velocidade com que as pessoas comem nas ruas e em casa. A jornalista vai destacar que mastigar várias vezes é importante para a digestão e a forma física.
Em outra reportagem, Marina vai mostrar o projeto da ONG Pro-Natura, na comunidade carioca do Vale Encantado, onde os funcionários ensinam a fazer mini-hortas. Esse exemplo pode ser reproduzido em varandas, janelas de apartamentos e lajes de favelas, como as do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
Para falar sobre o desperdício de água ao lavar a louça, a roupa ou a calçada, ao tomar banho e escovar os dentes, especialistas vão ensinar a fechar a torneira quando possível e entender quanto se gasta em cada atividade.
Entre as sugestões, estará o aproveitamento da água da máquina de lavar roupa para a calçada e áreas externas. Essa água já contém sabão e, depois, é preciso apenas usar um balde com água limpa para remover o produto. Esse hábito reduz o número de baldes gastos, de 15 para cinco, além de diminuir o valor da conta no final do mês.
Ainda na série, um especialista vai explicar como uma família pode produzir menos lixo, por meio do reaproveitamento de materiais. Caixas de ovos, por exemplo, podem virar "porta-trecos" e organizadores de gavetas. Já o fundo de garrafas pet pode servir de base para vasos de plantas. Potes grandes de vidro podem ser utilizados como porta-mantimentos.
O programa exibirá, ainda, a história de uma família que, apesar de ter carro, não perdeu o costume de andar a pé e de bicicleta. A carona, por exemplo, é bastante valorizada por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário