Cinco telespectadores começam trajetória para melhorar qualidade de vida.
Emagrecer não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde.
15 comentários
Milhões de brasileiros estão acima do peso, precisam emagrecer e não sabem o que fazer. A série 'Viva mais leve', que estreou nesta segunda-feira (25) no Bem Estar, selecionou cinco telespectadores que vivem essa realidade para começar uma trajetória em busca de uma vida mais saudável.
Emagrecer não é apenas uma questão estética, mas também de saúde. Muitas pessoas acham que os gordinhos são assim porque querem, e atribuem o excesso de peso à preguiça, à falta de vergonha ou ao desleixo. O fato é que a obesidade é uma doença, e esse número vem crescendo no mundo todo.
Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Ao lado de médicos, especialistas e do incentivador Raí, ex-jogador de futebol, eles vão aprender a se alimentar, a praticar exercícios físicos e, consequentemente, a melhorar a qualidade de vida.
Em relação à dieta, não importa se sua meta é perder, ganhar ou manter o peso: o que conta mesmo é manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e praticar atividades físicas regulares.
saiba mais
Em Fortaleza, mais da metade da população está com sobrepeso ou obesidade e, para representar a cidade, o Bem Estar convidou a dona de casa Rosineide, de 25 anos. Ela é mãe de dois meninos e não consegue controlar a alimentação da família. As crianças comem o dia inteiro, não gostam de frutas e legumes e o marido é diabético, mas se alimenta sem nenhuma restrição.
O problema do excesso de peso também é grande em São Paulo, onde atinge 48% das pessoas. Rosângela Fernandes tem 36 anos, 1,56 m e 90 quilos. Ela pediu ajuda para o Bem Estar depois que mediu a pressão em um posto de saúde e descobriu que estava 16x10. A participante divide a tarefa de ser mãe de dois filhos com o trabalho, e à noite ainda faz faculdade de gestão de eventos. Ela ainda trabalha nessa nova área aos finais de semana.
O vídeo ao lado mostra a equipe de médicos e preparadores físicos que vai acompanhar os cinco telespectadores no desafio do Bem Estar.
Ainda na capital paulista, a outra personagem é Adriana da Silva, de 22 anos, que atualmente está com 67 quilos, em 1,55 m. Ela deixou de trabalhar para cuidar do filho, que hoje tem 1 ano e 8 meses. Como fica com ele em tempo integral, Adriana diz que não tem tempo para fazer atividade física. Ela engordou 14 quilos na gravidez e não consegue perder.
Outro paulistano que participará da série é Paulo Froner, de 45 anos, 115 quilos e 1,76 m. Ele começou a engordar depois que se casou e se acomodou. Para piorar o problema, não gosta muito de fazer exercício físico.
A quinta participante é de Goiânia: Lucirene Beserra, de 43 anos, começou a engordar na gravidez e não parou mais. Ela assume que gosta de comer, mas, como vende roupas, sente-se pressionada a ficar mais magra. Hoje, Lucirene pesa 85 quilos. O marido e o filho também estão acima do peso.
A realidade desses cinco telespectadores é a mesma vivida por grande parte dos brasileiros. Com dicas de alimentação, hábitos saudáveis e exercícios, eles vão começar um desafio que pode melhorar muito a qualidade de vida de cada um. No Bem Estar, você vai acompanhar a trajetória deles e, simultaneamente, aprender dicas para melhorar também a sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário