Com menor distância, foco dos olhos piora para quem tem vista cansada.
Pesquisadores americanos analisaram nove trabalhos com ambos os sexos.
Comente agora
Pesquisadores americanos descobriram que o comprimento dos braços e a distância escolhida para leitura podem influenciar em uma maior prescrição de óculos com lentes bifocais para as mulheres.
Os resultados do estudo estão publicados na revista científica online “Investigative Ophthalmology & Visual Science” (Oftalmologia Investigativa e Ciência Visual, na sigla em inglês).
Com uma menor distância, o foco dos olhos é prejudicado em quem tem presbiopia ou "vista cansada", situação em que a pessoa perde a capacidade de enxergar de perto com nitidez.
Em uma análise comparativa de nove estudos com homens e mulheres, os cientistas chegaram à conclusão de que as mulheres têm uma necessidade de óculos mais potentes do que os homens em idade equivalente.
saiba mais
O trabalho aponta, portanto, que as diferenças entre os sexos não estão diretamente relacionadas ao poder do foco, que com a idade tende a piorar e causar a presbiopia.
Segundo os pesquisadores, a presbiopia é um problema multifatorial e exige adaptações específicas para cada pessoa.
Os autores acreditam que novos testes clínicos devem fazer mais do que simplesmente medir a capacidade do olho em focalizar algo. Outros estudos precisam ajudar a determinar até que ponto fatores biológicos ou ambientais desempenham um papel na perda do foco com o avanço da idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário