Doença que matou ator e diretor Marcos Paulo surge de repente.
Infectologista considera hipótese de malária 'improvável'.
7 comentários
A embolia pulmonar, doença que matou o ator e diretor Marcos Paulo, “é uma das principais emergências médicas”, segundo médicos ouvidos pelo G1. O artista, que morreu na noite de domingo (11), acumulou dois fatores de risco – o histórico de câncer e uma longa viagem de avião.
Embora o nome remeta para os pulmões, a embolia atinge, na verdade, as veias que levam o sangue até o órgão. “Os pulmões são o grande filtro da circulação venosa”, explicou o cirurgião vascular Francisco Osse, diretor do Centro Endovascular de São Paulo.
saiba mais
O sangue que vem das células de todo o corpo passa pelo pulmão para receber oxigênio – transformando-se de sangue venoso para sangue arterial. De lá, ele vai para o coração e é bombeado para todo o corpo novamente.
As veias de várias partes do corpo acumulam coágulos, que é quando plaquetas se acumulam e formam uma estrutura maior. A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – um fenômeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.
Segundo Osse, a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem em uma trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.
As veias das pernas são mais largas que a dos pulmões. Por isso, o coágulo não provoca um bloqueio com a mesma frequência que isso acontece nos órgãos respiratórios.
Câncer
O câncer pode ser um fator de risco para a formação de coágulos, pois as células cancerosas liberam fragmentos de substâncias na circulação, e eles podem se acumular. Marcos Paulo foi diagnosticado com um tumor no esôfago em maio de 2011 e já tinha passado por tratamento para a doença.
O câncer pode ser um fator de risco para a formação de coágulos, pois as células cancerosas liberam fragmentos de substâncias na circulação, e eles podem se acumular. Marcos Paulo foi diagnosticado com um tumor no esôfago em maio de 2011 e já tinha passado por tratamento para a doença.
Caso o paciente faça quimioterapia – o que não foi o caso de Marcos Paulo –, o risco cresce, pois o tratamento agressivo aplicado direto nas veias agride a parede dos vasos sanguíneos.
'Trombose do viajante'
Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer voo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.
Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer voo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular.
Quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem ativar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular. Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação. O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro.
Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.
O câncer e a falta de movimentação nas pernas estão entre os principais fatores de risco, mas não são os únicos. “Tudo que facilite a coagulação do sangue aumenta o risco”, apontou Roberto Stirpulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e professor da Santa Casa de São Paulo.
Entre os fatores mais comuns, o médico citou o tabagismo e o uso da pílula anticoncepcional.
Tratamento
O pneumologista definiu a doença como “uma situação potencialmente fatal”. “O embolismo [outro termo usado para a embolia] pulmonar é uma das principais emergências médicas. A única coisa a ser feita é ir logo para o hospital”, afirmou.
O pneumologista definiu a doença como “uma situação potencialmente fatal”. “O embolismo [outro termo usado para a embolia] pulmonar é uma das principais emergências médicas. A única coisa a ser feita é ir logo para o hospital”, afirmou.
O principal sintoma é um quadro agudo de falta de ar, geralmente acompanhado de fortes dores no peito. Em algumas ocasiões, o paciente pode ter tosse com sangue no escarro.
No entanto, o tratamento de emergência, feito com medicamentos anticoagulantes, tem sucesso em 95% dos casos, segundo o especialista.
Malária?
Em entrevista ao jornal “O Globo”, a viúva de Marcos Paulo, Antonia Fontenelle, disse que suspeitava que o marido possa ter contraído malária em Manaus.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, a viúva de Marcos Paulo, Antonia Fontenelle, disse que suspeitava que o marido possa ter contraído malária em Manaus.
O infectologista Caio Rosenthal, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, considera a hipótese “possível, mas improvável”. Segundo o especialistas em doenças infecciosas, como é o caso da malária, o intervalo de uma semana entre a chegada de Marcos Paulo a Manaus e sua morte dá tempo suficiente para que a doença se manifeste.
No entanto, essa malária só levaria à morte se fosse um caso muito grave, que o médico chamou de “infestação maciça” do Plasmodium, parasita que causa a doença. “Hoje em dia, é muito raro a gente pegar um quadro desses”, afirmou.
Rosenthal explicou ainda que, nos casos em que a malária leva à morte neste curto espaço de tempo, os sintomas não se assemelham aos da embolia pulmonar, e que os médicos que o atenderam conseguiriam diferenciar, principalmente sabendo que o paciente estava em uma região onde a malária é mais comum. A suspeita poderia ser confirmada com um exame simples.
“Para matar rápido assim, seria insuficiência renal grave e coma cerebral”, apontou o infectologista.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/cancer-e-viagens-aumentam-o-risco-de-embolia-pulmonar-dizem-medicos.html
hellow todo mundo, Meu nome é MARTIN ALARCON.eu sou de real madrid espanha, mas eu vivo na argentina, eu trabalho em arluar empresa de alumínio aqui em aires argentina.Eu só quero resumir como eu fui curado do HIV | AIDS através DR UDO. Eu sofri de Hiv por 3 anos, eu fiz todo o possível para me curar, eu fui para uma série de hospital, mas todo o meu esforço foi invain, eu fui demitido do meu trabalho por causa desta doença. Eu fui on-line e procurei por um bom produto fitoterápico. médico que pode me curar, eu colecionei um do endereço de e-mail médico herbário e número de whatsapp, eu escrevi a ele e expliquei minha situação de saúde a ele, ele era verdadeiro dizer seu único DR UDO ele sabe que pode me curar perfeitamente do HIV doença, ele me deu o número whatsapp DR UDO e me pediu para adicioná-lo e explicar para ele, o que eu imediatamente fiz, eu expliquei tudo para DR UDO e ele me disse o que fazer, eu fiz isso e siga suas instruções, ele preparou o remédio e mandou para mim através da DHL.i usei o remédio de acordo com o seu Rescisões, eis que foi totalmente inacreditável como eu fui curado, eu fui ao hospital para realizar um teste e fui testado HIV negativo. Eu decidi compartilhá-lo para o mundo inteiro, porque eu não acreditava que viveria novamente. Voltei para o meu local de trabalho e contei as notícias, mas eles não acreditaram até que eles fizeram o teste de HIV, e o teste me confirmou seronegativo, então eles me disseram para retomar o trabalho, e retomei meu trabalho de volta. DDR UDO é truelly um médico herbário grande e extraordinário.Ele tem uma solução para uma série de doenças e enfermidades como HPV, DIABETES, HEPATITE B, CONORREA, HIV, CÂNCER, FIBROID, ASMTHMA, SYPHILIS, AVC, INFECÇÕES , ETC.Hrer é o seu endereço de e-mail e número do whatsapp.DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM.
ResponderExcluirWHATSAPP ..... + 2348051075165.Você também pode me escrever em ALARCONMARTIN629@GMAIL.COM.
Bom dia a todos, meu nome é Herman Armando, sou de Houston, na região do Texas, nos Estados Unidos. Tive uma esclerose múltipla há alguns meses. Visitei muitos hospitais para curar, mas não consegui encontrar cura, chegou a um ponto em que eu estava planejando cometer suicídio, mas Deus usou meu irmão primo para me ajudar e salvar minha vida através de um poderoso médico herbal chamado DR OBI.
ResponderExcluirLiguei para meu irmão primo e contei a ele a situação da minha saúde, ele me disse para experimentar medicamentos à base de plantas que sua esposa foi curada de um acidente vascular cerebral por meio de um médico chamado DR OBI, então ele enviou o endereço de e-mail e o número do whatsapp do dr obi para mim. , eu escrevi para ele e expliquei minha doença para ele, e ele disse que há algumas medidas a serem tomadas antes que ele possa me enviar remédios e ele explicou todas as etapas para mim e eu obedeço a todas as instruções, o Dr. OBI realmente preparou o remédio e enviou através da empresa DHL, juntamente com as prescrições sobre como devo tomar o medicamento, tomei o medicamento por um par de 18 dias e fui curado do câncer retal que vem atormentando minha vida. muitas doenças e doenças como ...... câncer, asma, candidíase, doença renal, hepatite B, diabetes, pneumonia, sífilis, acidente vascular cerebral, Hiv / Aids, vaginose bacteriana, infecções, etc. number ....... EMAIL ... DROBIOGBONNAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM
Número de WhatsApp ..... + 2348073961280.Aqui está o meu endereço de e-mail hermanarmando61@gmail.com