Entre plantas medicinais, estão babosa, hortelã, salgueiro e guaco.
Indicação é para problemas de baixa gravidade, como gripe e dor lombar.
Comente agora
O Sistema Único de Saúde (SUS) tem oferecido 12 medicamentos fitoterápicos como alternativa de tratamento em 14 estados do país.
Entre as plantas medicinais disponíveis, estão babosa (aloe vera), hortelã, salgueiro, guaco, alcachofra, espinheira-santa e cáscara-sagrada.
Os fitoterápicos são indicados para diferentes aplicações, como em caso de gripe, dor lombar, prisão de ventre, gastrite, artrite, queimadura, menopausa, problemas ginecológicos e outras doenças de baixa gravidade, segundo o Ministério da Saúde.
Em geral, esses remédios – feitos de plantas frescas ou secas da flora brasileira – aliviam os sintomas por curtos períodos. Podem ser usados como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes.
saiba mais
O ministério destaca que, como todo medicamento, os fitoterápicos precisam de orientação médica e prescrição para ser retirados na rede pública.
Esse programa foi criado em 2007 e tem sido ampliado. Atualmente, os estados atendidos são: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Para ler mais notícias do Bem Estar, clique emg1.globo.com/bemestar/. Siga também o Bem Estar no Twitter e curta a nossa página noFacebook.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/sus-oferece-12-medicamentos-fitoterapicos-em-14-estados-do-pais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário